terça-feira, 11 de agosto de 2015

COMENDO RAPADURA



COMENDO RAPADURA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de agosto de 2015.
Crônica Nº 1.471
RAPADURA NA FEIRA.
Desde que a rapadura nordestina passou a ser exportada para a Europa que o olhar de desprezo mudou o ângulo. Servida na merenda de escolas alemãs, para evitar anemia, fez despertar os brasileiros. Temos a tradição da rapadura desde o século XVI, trazida dos Açores ou das Canárias.
Esse caldo de cana cozinhado e endurecido era popular até a década de 60. No Nordeste foi amplamente transportada em caixotes, em lombos de burro e, amplamente vendida nas feiras livres. O costume de comer rapadura nessa região, em todos os estados, sempre foi amplo, principalmente pela classe média e baixa da população. Tão popular como o bacalhau e o charque, a rapadura sempre esteve em evidência desde os escravos da Mata aos vaqueiros do Sertão. Servida pilada com farinha ou não, tornou-se eficiente nos bornais dos retirantes, romeiros, cangaceiros e forças volantes perseguidoras dos bandidos. Pilava-se também a rapadura junto aos grãos de café nas fazendas e povoados sertanejos.
Rapadura também é chamada raspadura que vem da origem da raspagem dos tachos. Ela é feita a partir da cana-de-açúcar, após a moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem.
Em Alagoas, fabricava-se rapadura, tanto na zona da Mata quanto na região serrana de Mata Grande e Água Branca. As alturas do maciço daquelas cidades facilitavam o plantio da cana e o fabrico da rapadura.
No encarecimento de escravos, segundo, Evilásio Brito, dono de fabriqueta de calçados e depois comerciante, em Santana, um proprietário escravocrata teve uma ideia. Comprou dez moças escravas, apenas, e pediu a um negro da fazenda para tomar conta. O negro aceitou a incumbência, mas pediu ao patrão para ser abastecido todos os dias com rapadura, negócio fechado.
É bom saber que a Índia é o primeiro fabricante do mundo e a Colômbia, o segundo. No Brasil, o Nordeste é o maior produtor, com o estado do Ceará à frente.
Alguns estados já usam o produto na merenda escolar como fonte de ferro.
Vamos comer rapadura, gente!



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/comendo-rapadura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário