terça-feira, 11 de agosto de 2015

O NOSSO DENDÊ



O NOSSO DENDÊ
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2015.
Crônica Nº 1.470

DENDEZEIRO. (voltaindia.blogspot).
Interessante à reportagem do Globo Rural, edição 09/082015, quando fala amplamente do coco dendê. Aliás, o Globo Rural parece ser a única peça da Globo onde não se destila ódio contra o governo e se fala a verdade.
De fato, quando se fala em dendê no Brasil pouco se sabe além das localidades produtoras. A primeira impressão é sempre a da exótica culinária baiana, famosa dentro e fora do país, de acordo com as aventuras contadas por personagens corajosos. Duvidamos, portanto do conhecimento da existência dessa propriedade produtora da palmeira dendê na região amazônica; propriedade esta que possui, somente de estrada dentro das fazendas, 1.600 quilômetros.
É de encher a boca, mesmo, ao dizer da grandeza desse empreendimento, pelas informações do agrônomo Túlio Dias Brito: 39 mil hectares de dendê, quatro indústrias, escritórios, galpões, 64 mil hectares de matas próprias, 5.200 funcionários e tudo funciona como uma pequena cidade. Não ficam de fora quatro vilas espalhadas pela plantação, um ambulatório médico, uma escola e uma academia para a população.
Mas não é somente da cozinha baiana que vive o azeite de dendê. Ele rende também vários outros tipos de óleos e gorduras vegetais. “São ingredientes que entram na fabricação de produtos da indústria de alimentos e cosméticos; em receitas de cremes, hidratantes, sabonetes, fabricação de bolo, massa, sorvete e margarina”.
E se você pensa que fica somente nisso, é preciso saber que ele ainda é base para produção de biodiesel de dendê.
Só o cacho do bicho, quando maduro, vai pesar 25 quilos e dele tudo se aproveita.
“O maior produtor de dendê no Brasil é o Pará. Com 170 mil hectares plantados, o estado responde por 83% da safra nacional”.
E para completar, o dendezeiro é originário do oeste da África.    Até parece que pelas suas variadíssimas utilidades o óleo de dendê seja o novo petróleo do Brasil.
Talvez numa descomunal aventura a comer acarajé você descubra isso.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/o-nosso-dende.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário