sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES



NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Clerisvaldo B. Chagas, 28de agosto de 2015
Crônica Nº 1.482
Maceió vai comemorando a festa da sua padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. A história da santa confunde-se com a fundação da Igreja, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu na tarde do dia 22 de julho de 1840. Com a bênção do Visitador Diocesano, Cônego Afonso de Albuquerque, em 20 de dezembro de 1859, consolida-se o templo de Maceió. Já no dia 31, após a missa, a nova imagem da Padroeira, ofertada pelo Barão de Atalaia foi benzida pelo Visitador. “À tarde, sua majestade D. Pedro II transpôs os umbrais do templo. Com notas vibrantes é entoado o hino de ação de graças”.
Antes, porém, de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, já estava na igreja do povoado Barra do Ipanema, no rio São Francisco. Descoberta numa loca de pedra no morro-ilha diante da foz do rio Ipanema, foi entronizada na igreja que havia no cimo do morro. É de se notar que na época subiam e desciam navios de porte no baixo São Francisco, transportando mercadorias e passageiros. Muitas coisas chegavam em primeira mão pelos sertões dos navios e carros de boi.
Pelos nossos estudos, Nossa Senhora dos Prazeres, cujo morro também herdou seu nome, não foi entronizada junto à capela erguida em 1624 para dá abrigo a imagem de São Brás.
A história de Nossa Senhora dos Prazeres na Barra do Ipanema, município de Belo Monte, Alagoas, ganha nuances inéditos frutos dos nossos estudos sobre o povoado. Concluindo o nosso livro, quando for lançado, por certo, causará espanto e interesse dos pesquisadores que se interessam pelo assunto.
É bom frisar, que mesmo assim, Nossa Senhora dos Prazeres não é a padroeira do povoado Barra do Ipanema e sim, São João.
Enquanto isso, parabenizamos a nossa capital pelos seus festejos religiosos.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/nossa-senhora-dos-prazeres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário