segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O MONSTRO DO BARROCO



O MONSTRO DO BARROCO
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.474

UM DOS LIVROS DE MÉRO (1982).
Tive relacionamentos literários curtos, com escritores maravilhosos que honraram com suas obras as Alagoas e o Brasil. O palmeirense Luiz B. Torres e o também Adalberon Cavalcanti Lins, mais o homem de Penedo, Ernani Otacílio Méro, continuam no meu respeito e na admiração dos seus trabalhos. Não tive condições de conhecer pessoalmente o outro palmeirense Valdemar Cavalcante Lins, que faz parte da história de Santana, imortalizado por Oscar Silva, meu preferido escritor da terra.
Sempre preciso rever cada uma das obras desses alagoanos nas pesquisas, quase repentinas. No momento, elaborando a história do povoado Barra do Ipanema, município de Belo Monte, precisei do livro, História do Penedo, daquele  famoso escritor. Estavam lá na estante vários trabalhos de Méro, “O Monstro do Barroco”, mas logo surgiu a irritação: “Cadê, o meu livro que estava aqui?”, devidamente autografado. Péssimo hábito apoderar-se do empréstimo e deixar que o dono esqueça. Felizmente achei o trecho que procurava, em outros lugares. Espero que o sutil objeto do surrupio volte à minha estante.
Ernani Méro nasceu no dia 15 de fevereiro de 1925, Foi professor e apaixonado pela sua terra dedicando-lhe vários trabalhos de alto valor, como: História do Penedo, Coisas do Penedo, Penedo Ontem e Sempre, Painel Barroco do Brasil, Na Varanda do Tempo, Os Franciscanos em Alagoas e Barão de Penedo.
Ernani foi historiador, cronista, compositor, poeta e professor. Faleceu em 27 de janeiro de 1996. Penedo muito deve a esse filho que tanto detalhou e amou a sua terra, com uma vasta sequência literária.
Pertenceu, Ernani, à Academia Alagoana de Letras e confirmou a sua Penedo como “Terra de Escritores”. Ao descrever o patrimônio barroco do baixo São Francisco e de Marechal, tornou-se um “monstro” no assunto. Sem dúvida alguma, um insigne alagoano.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/o-monstro-do-barroco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário