domingo, 9 de agosto de 2015

CACHAÇA COM CIMENTO



CACHAÇA COM CIMENTO
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.468

FÁBRICA DE CIMENTO ZUMBI. Foto: (Divulgação).
Jornais vivem de notícias ruins. São tantas e vulgares que nos enfadam e somem com elas à vontade de escrever. Uma vez ou outra, surge alguma coisa boa que até na sua pequenez merece um comentário.
É o caso da informação do jornalista Felipe Coutinho, sobre a cachaça alagoana de marca “Caraçuípe”. Eu até pensava que Alagoas não fabricava mais cachaça, pois há muito se deixou de falar na famosa “Azuladinha das Alagoas”. É surpresa, portanto, a informação que exista a Caraçuípe e que tenha sido eleita o 2º melhor destilado do mundo, no 12º Concurso Mundial de Bruxelas EdiçãoBrasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados. Aconteceu o evento, segundo o jornalista, em 2 e 3 de julho no “Wine Weekend São Paulo Festival”. Foram premiados ainda outros cem rótulos, 49 vinhos e 51 cachaças.
De quebra ainda vem a estatística alcoólica: o brasileiro consome 11,5 litros de cana por ano na disputa de mais de 4 mil marcas que disputam o mercado. Os produtores chegam a 40 mil e movimentam mais de 7 bilhões com a bichinha.
A priori, a cachaça é produzida no município alagoano de Campo Grande.

A outra notícia refere-se à expansão industrial do estado, dessa vez com uma fábrica de cimento no Polo Industrial de Marechal Deodoro. A Empresa ─ que está em entendimento com o IMA ─ segundo Carlo Silva, sócio-diretor da indústria, irá gerar 90 empregos diretos. Quanto à produção, estimam-se em cerca de 500 mil toneladas de cimento por ano.
A equipe do IMA tem acompanhado o desenvolvimento da obra de instalação da fábrica, a fim de garantir a correta destinação dos resíduos que serão gerados com o funcionamento, além da comprovação do cumprimento das condicionantes feitas com a emissão das licenças”
O nome do cimento é forte, fácil e alagoano, vai pegar bem no mercado, trata-se do chefe do Quilombo dos Palmares: Zumbi.
O pó e o álcool se misturam em Alagoas.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/cachaca-com-cimento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário