quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O MITO NO CHÃO



O MITO NO CHÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.467
Foto: (Divulgação).

Quando se critica o Brasil, parece que este país é o único do mundo onde ainda existe pobreza.
Tomando os Estados Unidos como parâmetro, nação rica norte-americana, vemos que nem tudo é como se conta por aqui. Mesmo sendo uma superpotência do mundo, costuma mostrar suas mazelas no que tange aos seus problemas socioeconômicos.
Várias medidas tomadas como aumento de juros e cortes de verbas para habitação, saúde, educação, fizeram empobrecer alguns segmentos sociais nas últimas décadas. Houve concentração de riqueza, mas também, aumento do número de pobres que corresponde a 16% do total da população (55 milhões de habitantes).
No caso, a falta de moradia, fez com que muitos jovens fossem morar nas ruas ou nos lugares piores da cidade, em bairros violentos, com alta criminalidade e tráfico de drogas. Esses problemas cruciais atingem, em cheio, a população negra e os imigrantes, discriminados pela sociedade norte-americana.
No caso da discriminação racial, a lei proíbe, mas na prática esse olhar social ainda persiste nas ruas. Os negros são extremamente marginalizados e muitos dos crimes no país são de cunho claramente racistas.
Os imigrantes também não são olhados com bons olhos. Eles se inserem na população mais pobre. O governo procura restringir a imigração, usando até mesmo muro de fronteira como o usado pelos alemães, o muro da vergonha, para barrar mexicanos e de outras nacionalidades.
São vistos lixões a céu aberto, como no Brasil e, poluição nas águas como aqui.
A poluição industrial e o consumo sem critérios afetam terrivelmente o meio ambiente local e o planeta.
É muito fácil falar mal do seu país e elogiar as terras alheias e distantes. Mas quando bate a luneta da verdade é que se vê sem cor e sem filó o mito no chão.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/o-mito-no-chao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário