segunda-feira, 24 de agosto de 2015

AVISTANDO A RESERVA



AVISTANDO A RESERVA
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.479

NINHAL DAS GARÇAS E A RESERVA TOCAIAS. Foto: (Clerisvaldo).
A consciência ecológica ainda tem grande parte do rabo de fora. Desmatamento é coisa constante em nosso Nordeste, particularizando agreste e sertão das Alagoas. No grande número de padarias do sertão e nas fabriquetas de queijos e manteigas, o uso de vegetais de caatinga se amontoa. Parece até que existe uma blindagem contra a fiscalização que nunca aparece para coibir a prática vergonhosa do desmatamento; o uso ilegal do que ainda resta da mata branca. E se a tal fiscalização aparece, pouca gente sabe, quase ninguém vê. Pelas estradas do Agreste, a paisagem original de transição, deu lugar a campos limpos e, quem quiser, pode contar nos dedos as árvores de porte que escaparam do machado.
No Sertão, o crime ecológico se repete. Em inúmeras rodovias asfaltadas e mesmo estradas de terra, é sacrifício para quem sente a tal dor de barriga. Uma só moita que lhe permita esconder-se totalmente, nos despachos dos intestinos, não se encontra. O pelado das regiões faz com os animais selvagens ─ os que escaparam ─ procurem os cocurutos de algumas serras mais distantes e de difícil acesso ou os lixões periféricos das cidades. Quando a seca vem, acaba com o restinho de solo fértil que ainda resta.
E vou apreciando da minha casa, todos os dias, um naco do serrote Pelado, dentro da reserva particular Tocaias, daquele que foi herói de guerra, professor e comerciante, Alberto Nepomuceno Agra. Nem sei como o seu filho Alberto consegue defender a reserva da ambição de muitos naquela parte da periferia urbana! Mas, as agruras encontradas na luta do cotidiano, também abrem as cortinas da natura para espetáculos deslumbrantes. O ninhal formado pelas garças do Centro-Oeste, em migração, fica a cerca de um quilômetro da reserva Tocaias, entre o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo e o rio Ipanema. Todos os dias à tardinha o ninhal com cerca de 2.000 mil aves aguardam os curiosos. Dano à máquina para cima e a foto parece ligar o ninhal com o serrote Pintado, mas é apenas uma ilusão de ótica. Em breve, elas retornarão às origens.
Abençoados sejam os conservadores da Natureza.  


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/avistando-reserva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário