segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

MACEIÓ DE JANEIRO


MACEIÓ DE JANEIRO
Clerisvaldo B. Chagas, 8 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.034

    
PREGUIÇA DO ANOITECER EM MACEIÓ. (FOTO: B. CHAGAS).
Mais de dez dias de temperatura agradável, em Maceió, que começa o verão em bom estilo. Variação boa do tempo entre o nublado e chuvaradas benfazejas que vão deixando a temperatura até mesmo em 25 graus. E neste índice ótimo para uma soneca, nada como uma rede na varanda e uma dose de uísque com água de coco. As praias continuam cheias de turistas e os hotéis lotados. Os visitantes ficaram cabreiros com notícias de tubarões na Jatiúca – praia mais frequentada da capital – mas logo deram uma banana para os comentários e não perderam o desejo dos mergulhos. Comércio bem movimentado repletos de pessoas de outras regiões e estrangeiros como italianos, argentinos e chineses. As promoções de final e início de ano mascaram a inflação gerada pelos turistas.
E o chilrear dos automóveis no asfalto molhado, faz lembrar meu sertão velho de guerra, sofrendo com abastecimento d’água. Dizem que tal bomba quebrou na adutora e Santana do Ipanema continua de caixas-d’água vazias.
     Mas voltando a Maceió, ainda repercute por aqui o problema geológico acontecido no Bairro Pinheiro. Rachaduras de inúmeros prédios que deixaram assustados os seus moradores, ainda sem definições. Falam que os estudos do subsolo continuam com outra ou outras equipes, mas nada de conclusão. Enquanto isso, não chegam novos habitantes e nem se vendem imóveis. Com razão seus moradores estão ansiosos em busca de explicações plausíveis diante de tantas especulações. Um morador do Pinheiro, levando tudo na brincadeira exclama: “Será o Benedito!”.
Tempo bom para uma caminhada pelas praias da cidade, observando, conhecendo, pesquisando, amando as belezas naturais e artificiais que nos encantam. E lá naquela barraca da orla está o cantor improvisado:

“Ô Maceió
É três mulé
Pra um home só...”

     Mas não devem ficar de fora os seus mirantes, praças e museus. Ah camarada, não é somente fotografia bela, mas anotações para enriquecer o crânio, doutor.
     Rosa ou azul? Nem precisa se identificar, ora!.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/maceio-de-janeiro_7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário