quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

PIRANHAS: A MORTE DO LOBISOMEM

PIRANHAS: A MORTE DO LOBISOMEM
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.037

       Sobre o traidor de Lampião, Pedro de Cândido:  
     23.08.1941. Piranhas (AL). Após a hecatombe de Angicos, quando houve festas e promoções policiais em Alagoas, o coronel Lucena lembrou-se de Pedro de Cândido e o indicou ao comando para incluí-lo no efetivo da Força. Assim, como recompensa, Pedro passou a fazer parte da polícia no posto de cabo destacando em Piranhas mesmo onde estavam seus familiares.
     Em agosto de 1941, portanto, três anos após a morte de Lampião, corria em Piranhas a no tícia que um lobisomem estava percorrendo a área da periferia, chamada Piranhas de Baixo. Na noite do dia 23 de agosto de 1941, o jovem carregador Sabino José Vieira, entrou no bar de Pedro Chico, lugar muito frequentado, quando a conversa girava em torno do tal lobisomem. As luzes da cidade eram apagadas às 23 horas. Morando muito afastado do centro e tendo que passar por Piranhas de Baixo, Sabino colocou a peixeira na mão e partiu resoluto para a sua moradia.
     Em uma daquelas curvas, notou um tropel logo seguido por uma espécie de ronco. Sabino que estava prevenido plantou a faca no peito do bicho, ouvindo o gemido e baque do corpo no chão. O rapaz saiu correndo e gritando “Eu matei o lobisomem! Eu matei o lobisomem!” E assim foi cair desmaiado na calçada de uma pessoa responsável.
     Vieram pessoas ali de perto, cuidaram dele que ainda ficou repetindo a frase inicial. Após se acalmar contou como se deu o caso. O povo foi lá no local e deu com o cabo Pedro de Cândido embrulhado num capote, estendido numa enorme poça de sangue. Uma das pessoas abaixou-se com uma candeia, pôs a mão na faca do peito da vítima e disse : “Já está frio... Acabou-se o homem!” (3).

     Valdemar de Souza Lima chama de “A 13a Cabeça”. AA.

     Cândido tinha um caso amoroso com tal Madalena e, para esconder sua identidade, percorria o trecho de capote. O rapazola de nome Sabino seria um retardado mental, que ficara assustado com a investida de Pedro, reagindo com uma quicé acertando o coração de Pedro de Cândido. (4).
     Extraído de
   CHAGAS, Clerisvaldo B. & FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas. Maceió, Grafmarques, 2012. Págs. 450-451.

                                                                                                                                  .    

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/piranhas-morte-do-lobisomem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário