segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

FESTAS NAS ALAGOAS


FESTAS NAS ALAGOAS
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.039

BOM JESUS EM PENEDO. (FOTO: AGÊNCIA ALAGOAS).
     Início de ano no estado de Alagoas representa uma delícia para quem aprecia significativos eventos. Os nativos e milhares de turistas invadem os municípios que oferecem tradicionalmente as Festas do Santo Reis e do Bom Jesus dos Navegantes. No Médio Sertão acontece com fidelidade a também chamada Festa de Reis no município de Poço das Trincheiras, vizinho a Santana do Ipanema. Esse festejo tornou-se tradição sendo o principal evento naquela região, em início de janeiro. Conhecida ainda como “A Festa do Poço”, atrai gente de Alagoas e Pernambuco deixando a cidade pequena para a multidão. Além dos motivos religiosos, tem a parte profana da festa através de inúmeras atrações folclóricas e bandas famosas. O Poço das Trincheiras é banhado pelo rio Ipanema e ainda oferece aos visitantes a história do lugar.
     Outras atrações estão nos municípios ribeirinhos com a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Nessa época de janeiro faz gosto visitar qualquer uma das cidades sanfranciscanas. Muitas atrações são oferecidas por esses municípios pequenos ou maiores, mas com a mesma intensidade e brilho. A fama da festa depende das proximidades de quem as frequenta, mas qualquer que seja o município visitado, não existe arrependimento para o turista. Pão de Açúcar, Traipu, Belo Monte, Penedo, são alguns deles. O movimento religioso é duradouro e culmina com a famosa procissão conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. O cortejo percorre trechos da terra e do rio São Francisco numa animação incomparável, com muitos cânticos e foguetórios.
     Muita gente acompanha o cortejo em barcos e canoas, outros preferem aguardar à beira d’água. Mas não é somente a parte religiosa que atrai as multidões, também as tradições folclóricas e as bandas famosas contratadas para animação prolongada. Muita gente de fora aproveita a festa e passa mais alguns dias curtindo os ares, a culinária, a cortesia, costumes, lugares aprazíveis e históricos da região. A festa, além do objetivo principal que é louvar o Bom Jesus dos Navegantes, gera empregos temporários e renda, mexendo positivamente com a economia do “Velho Chico”. Muitas são as outras atrações naturais que não fazem parte dos festejos, mas  acesa dos desejos turísticos. Nessas ocasiões existe um reforço inquebrantável no entrelaçamento Alagoas/Sergipe.
     Simplesmente ARRETADO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/festas-nas-alagoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário