quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

SANTANA: BARRAGEM AO CONTRÁRIO

SANTANA: BARRAGEM AO CONTRÁRIO
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.051

BARRAGEM ASSOREADA. (FOTO: B. CHAGAS).

     Como sempre, agora é o momento de se apontar barragens sem garantias por todos os recantos do país. Não importa se a barragem é para contenção de rejeitos minerais, de abastecimento d’água ou para qualquer outra finalidade. No Brasil sempre que acontece algo grandioso, a procura de defeitos em coisas semelhantes vira uma espécie de modismo. Em Alagoas, a Imprensa se apressa em apontar barragens por todos os lugares, mais para mostrar serviços de que para qualquer outra coisa. Até que serve de certo modo, mas quando a grande mídia deixa o assunto de lado, tudo vai esfriando, e nada dá em nada, volta-se à rotina. Ligeiramente são estendidos mapas de barragens do estado, alguém fala de uma ou de outra, depois a novidade pula e tudo como antes.
     Lá na minha terra existe uma grande barragem assoreada. A exploração de areia, patrimônio do povo santanense, é explorada abertamente no leito seco do rio Ipanema e ninguém dá um pio. Riqueza desenfreada na lapidação do mineral do rio que enriquece duas ou três pessoas e, o povo não vê um centavo da exploração. Assim tudo vai acabando como acabou a barragem abandonada pelas autoridades. Agora são os particulares explorando a areia do rio e acabando com o lençol freático. Pobre rio Ipanema, atacado por todos os lados sem piedade. Além do que foi dito acima, os esgotos domésticos e fossas despejando diretamente para o rio, torna o trecho urbano do Panema um lugar execrável, fonte de inúmeras doenças que vão desaguar nos postos de saúde e no hospital da cidade.
     Além disso, tudo se joga no rio e seus afluentes Salobinho, Salgadinho e Camoxinga. Penicos, sofás, geladeiras, camas, animais mortos e o que mais vier a sua imaginação. Há muito isso tudo já foi denunciado no livro “Ipanema, um rio macho” e até hoje nenhum arremedo de reação. Os particulares não movem uma agulha contra os descasos com o rio Ipanema, os políticos fazem de conta que são surdos e as autoridades... Nem, nem. Mas as tragédias de outros estados são tão bem acolhidas que até surgem páginas de luto. Enquanto isso o rio Ipanema vai gemendo, gemendo, gemendo, como jumento sem mais forças com a carga.
     Triste povo que não limpa seu quintal.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/santana-barragem-ao-contrario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário