segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

ILHA DE MARAJÓ


ILHA DE MARAJÓ
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.044

ILHA DE MARAJÓ. (FOTO: GOVERNO FEDERAL/DIVULGAÇÃO).
         Lembrando o velho mestre da Geografia, Alberto Nepomuceno Agra, vamos à Ilha de Marajó no estado do Pará. A maior ilha fluviomarítima do mundo faz parte do Arquipélago de Marajó com mais de 40 km2 e também conta com mais de 530 mil habitantes. Bastante conhecida na história pela sua produção artesanal em argila – cerâmica marajoara – concorre essa fama com o grande criatório de búfalos calculado em 600 mil cabeças. Recentemente algumas reportagens sobre a Ilha de Marajó, ressaltam a qualidade única do seu queijo de búfalas e o Modus vivendi do seu se sempre a mesma de dia e de noite. Entretanto, detalhes sem fins não são abordados num todo sobre o arquipélago (grupo  de ilhas) que permanece como paraíso desconhecido.
        Somente a ilha de Marajó, possui doze sedes de municípios como: Santa Cruz do Arari, Afuá, Anajás, Breves, Cachoeira de Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Porto de Pedras, Salva Terra, São Sebastião da Boa Vista e Soure. A imensa área do arquipélago está sobre Proteção Ambiental composta por várias reservapovo. Nesse lugar, cuja pluviosidade passa dos 2.000 mm por ano, a temperatura alta é quas. Há muito são mostradas nos livros de história, fotos da cerâmica marajoara com seus desenhos indígenas que impressionam. Mas a ilha também vive da pesca, da cultura da mandioca e, como já foi dito, do imenso rebanho bubalino nos seus banhados. Não é tão simples sair de Belém para o arquipélago cuja viagem leva mais de três horas sobre águas. Como se vê, muitas coisas ainda podem ser descobertas naquela área, principalmente pelos amantes da Natureza.
       Com o progresso do Brasil nas últimas décadas, proliferam estradas asfaltadas para todos os recantos brasileiros. Aumentando o turismo também se aumenta o conhecimento das Cinco Grandes Regiões Brasileiras, antes isoladas pela falta da infraestrutura. Mesmo assim, alguns pontos do Brasil continuam como isolados santuários com acesso para poucos. Exemplos são as chapadas e serras importantes que concorrem com a beleza de qualquer parte do mundo. Por outro lado, chamamos a esses lugares de paraíso, mas nem todos os viventes apreciam esses tipos de paraíso. Cada roseiral com seus espinhos. E o conceito geral de paraíso, depende do gosto de cada um. Mas que o Arquipélago de Marajó deve ter incontáveis belezas escondidas para a maioria dos brasileiros... Nenhuma dúvida.
       Vai? Boa Viagem.








                                     

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/ilha-de-marajo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário