domingo, 6 de janeiro de 2019

ALBERTINA: UMA BAIXA NA CULTURA SANTANENSE


ALBERTINA: UMA BAIXA NA CULTURA SANTANENSE
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.033

NOTE: NOME, GRADEADOS, SÍMBOLO SOL NA PAREDE. (FOTO: LIVRO 230).
Distante da minha terra, Santana do Ipanema, leio a notícia sobre a minha amiga Albertina Agra. Péssima notícia de final e início de ano. Aos 93 anos de idade, enfrentou a passagem, após uma vida profícua, vitoriosa e nobre num exemplo profundo de cidadã consciente, intelectual e guerreira. Todos conheciam o lado da Albertina da Farmácia Vera Cruz, ao lado do seu ilustre irmão Alberto Nepomuceno Agra. Mas não são muitos os que tiveram o privilégio de conviver com a sua banda cultural e, particularmente, da dramaturgia forte que circulava em suas veias.
Surgiu o primeiro teatro de Santana na década de 20. O segundo, na década de 50 por Aderval Tenório, Albertina e grande elenco. Depois veio o terceiro teatro ainda com a presença de Albertina Agra. E somente em 1971, o quarto teatro foi fundado por mim e pela minha amiga. Chamava-se Teatro de Amadores Augusto Almeida em homenagem àquele que viera do Recife para orientar o segundo e talvez o terceiro teatro de amadores. O pedido do título foi de Albertina Agra e a ideia do símbolo Sol com a frase no centro: Equipe 16 foi minha, pois éramos de fato dezesseis componentes.
O teatro funcionava no auditório do antigo Ginásio Santana. Tivemos apoio do prefeito Henaldo Bulhões. A parte de madeira foi entregue a competência do marceneiro Antônio d’Arca. A parte elétrica por um senhor eletricista, chamado Pedro. Do teatro físico, restam os três gradeados de madeira que serviram de tapumes para a porta e duas janelas da parte superior. (Ver foto). Foram feitos e ali colocados pelo senhor Antônio d’Arca e pintados por mim.
Todo o registro histórico acha-se no livro ainda inédito: “O Boi, a Bota e Batina, história completa de Santana do Ipanema”, bem como dos quatro e únicos teatros, em detalhes, na página: A marcha do teatro santanense.
Foi nessa fase que convivi de perto com a intelectual, doce, determinada e iluminada, Albertina. A sua meiguice conquistava a todos e o seu intelecto aos sedentos pela cultura. Sua meiguice não a impedia de responder na hora aquilo que a desagradava. Fizemos uma parceria que rendeu dividendos para a nossa terra. Mas foi Deus quem me proporcionou essa amizade séria, respeitosa, admiradora e quase santa com Albertina, uma amiga de luxo e alta nobreza. Era viajada, intelectual e dona do seu nariz. Quem a chamou de “Dama do Teatro Santanense”, talvez por brincadeira, acertou em cheio.
O mínimo que se pode fazer para homenageá-la é perpetuar o seu nome em obra valorosa ligada ao Saber, como por exemplo, estendendo o nome da Casa da Cultura para Casa da Cultura Albertina Agra.
É pena “O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema”, não ter sido apresentado a minha querida amiga.
Albertina foi um presente divino para à terra de Santa Ana, a Capital do Sertão.






  


                                                                                                                  

  

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/01/albertina-uma-baixa-na-cultura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário