sexta-feira, 29 de junho de 2012

FICANDO DE CASTIGO

 FICANDO DE CASTIGO
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de junho de 2012.
Crônica Nº 808

Fonte: www.globo.com
Vai embora o mês de junho, com importantíssima vitória para a Venezuela. Bem diz o povo “que morre uns a bem de outros”. Protelando sempre a entrada do país setentrional no MERCOSUL, o Paraguai usava seu direito de voto, puxando às rédeas da decisão até não se sabe quando. Beneficiado pelo afastamento oficial do Paraguai, pelos demais países do bloco, o senhor Chávez tem muitas comemorações ainda pela frente, em face da inclusão do seu país como membro total do MERCOSUL. É de se ver como já disse o senador Pedro Simon, que o Chávez passa, mas a Venezuela fica. Independente do polêmico “fura penico”, Uruguai, Argentina e Brasil (fundadores do bloco do sul), só têm a ganhar com a inclusão do país vizinho do norte, fortalecendo as amarras latinas e robustecendo a Economia regional. Quando o próprio Paraguai terminar o seu lero-lero, irá notar como a América do Sul ficou mais encorpada. A Venezuela é um grande importador dos nossos produtos e não vemos nada de negativo com essa nova parceria, a não ser possíveis chateações com o camarada da boina vermelha.
Dessa vez se saiu bem a presidente da Argentina Cristina Kirchner e toda diplomacia das outras nações, inclusive as dos países ainda associados ao bloco como Chile, Bolívia, Equador e Peru. Esperamos, aliás, que  futuramente esses quatro países façam parte plenamente do MERCOSUL, assim com a Guiana e a Colômbia. Também foi bem feita a costura do Brasil para que o povo paraguaio não sofresse sanções por parte dos seus vizinhos. Um puxão forte de orelhas deve fazer muito mais efeito de que sacrificar mais ainda a população do país mais pobre da região. Apesar da reunião acontecida não ter sido mostrada amplamente pela Imprensa, não se sabe de nenhuma discórdia e nem incidente que levasse a assembleia a um fracasso. Certamente estaremos vivendo uma fase diferente sem a presença política paraguaia por longos meses que ficam mais longos ainda pela crise mundial. Já no fim da reunião, Cristina Kirchner passou a presidência do bloco para a presidenta brasileira, no revezamento democrático do conjunto.
Na sexta, o Senado do Paraguai afastou Fernando Lugo da presidência. O placar pela condenação e pelo impeachment do socialista foi de 39 senadores contra 4, com 2 abstenções. Federico Franco assumiu a presidência pouco mais de uma hora e meia depois do impeachment de Lugo”. Na escolinha de aprendiz ainda, o Paraguai, no entendimento dos parceiros, errou a lição na cartilha Lugo-Franco. Vai perder um belo de um recreio, baixando a cabeça e FICANDO DE CASTIGO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/ficando-de-castigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário