segunda-feira, 18 de junho de 2012

DEPOIS DOS INFAMES


DEPOIS DOS INFAMES
Clerisvaldo B. Chagas, 19 junho de 2012.

Calejado com tanto sofrimento e abandono, o povo de Alagoas parece não acreditar em mais nada que venha dos governos, em relação à violência. Alagoas parece ter sido o estado escolhido pelas entidades invisíveis que mandam no mundo, para aglutinar todas as pancadas do Brasil. Nunca aparece uma liderança nova para dirigir o estado porque os antigos caciques não deixam. Chegam às eleições sempre divididas entre os maus e os maus, onde o leitor tem que escolher o menos ruim. As acusações de palanques entre um lado e outro é coisa de arrepiar cabelo, mesmo assim o eleitor desanimado há décadas e décadas, é obrigado a carregar às costas esse peso safado, do estigma da podridão da política alagoana. Se se vira para o Legislativo é como disse um deputado fora da mídia, em rodas de amigos, ele mesmo decepcionado com a Assembleia Legislativa: “É um esgoto a céu aberto”. Acontece, porém, que ele não disse nenhuma novidade, todos acompanham a trajetória alagoana dos políticos, mas ninguém pode fazer nada até porque existe uma amarração entre os poderes que torna inútil qualquer rebelião do cidadão comum. Aqui, meus amigos do mundo, não tem essa história de dizer: “Vamos dar o troco nas urnas”, porque não existe troco para se ofertar.
Como existe troco, se eles são os mesmos em todas as eleições! De um lado é o fogo, do outro o espeto. Se por acaso um idealista meter-se no meio das duas pedras, será esmagado, todavia se não representar perigo nenhum irá à classificação da indiferença: “Deixe esse coitado falar o que quiser, pelo menos está divertindo o povo”. E assim vamos levando o fado traçado pelo além, perdendo tudo de bom para outros estados, vendo o progresso dos vizinhos, deixando a baba cair e o desespero tomar pela falta de perspectiva que nos assola. Quem pode, está livre, têm condições, tenta a vida em outros estados que enriquecem cada vez mais, onde o progresso se faz presente na cidade e no campo. Pelo menos ficam livres do escorregar de lágrimas pelo que acontece nesse velho território de Alagoas, ainda dominada pela tradicional hierarquia de coronéis e seus derivados. Uma indolência infinita dos que governam essa província saco de pancada da classe “B” para baixo.
Esse Plano Nacional de Segurança Pública que vem aí será uma surpresa enorme se fizer alguma coisa. Em qualquer época, Alagoas só melhoraria com uma rebelião radical do seu povo. Pela nossa idade e pelo tanto que já vimos afirmamos que esse estado só terá melhora após muitas futuras gerações na peneira do tempo. Quando os ossos desses atuais caciques e seus substitutos estiverem limpos, talvez na Era de 2050, a população da época possa beber água mais pura, tão coada através de décadas. Muito DEPOIS DOS INFAMES.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/depois-dos-infames.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário