quarta-feira, 1 de outubro de 2014

AGRIPA, UM GRITO NO SERTÃO



AGRIPA, UM GRITO NO SERTÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.272

Rio Ipanema no local Cachoeiras (Santana). (Foto: Agripa/Arquivo).
Um dos mais graves problemas ecológicos das últimas décadas nos sertões do Nordeste foi sem dúvida o desmatamento. Foi ele quem assoreou centenas e centenas de riachinhos, riachos e rios intermitentes, inclusive os que levam ao rio São Francisco.
Além de se perder milhares e milhares de hectares de terras cultiváveis, pelo desmatamento e posterior lixiviação do solo, número incalculável de toneladas de areia, estão quase riscando do mapa o Velho Chico. Esse mesmo Velho Chico agonizante que abastece os seus algozes que tentam extingui-lo pela ignorância ambiental.
As correntes periódicas pequenas e grandes que durante séculos mataram a sede do povo sertanejo, através de suas cheias e cacimbas, recebem nova ameaças. É a corrida em escala industrial da extração de areia dos seus leitos. A mesma areia que esconde o precioso líquido no âmago dos lençóis freáticos. Além disso, esses rios sertanejos estão recebendo os dejetos de fossas livres de povoados e cidades por onde passam. São toneladas e toneladas diárias de fezes invisíveis a prefeitos, vereadores, governadores e ministérios públicos, cujas prioridades não estão ligadas ao meio ambiente.
Coração na pedra. Rio Ipanema no local Cachoeiras. (Foto: Agripa/Arquivo).
Quando se fala em matas ciliares, vê-se a ambição de proprietários de terras marginais, esticarem suas cercas até mesmo cruzando os rios patrimônios do povo.
No sertão alagoano alevantam-se dois grupos de pessoas que gritam nos ouvidos das autoridades moucas. Os “guardiões da mata” no povoado Capelinha, município de Major Isidoro e os “guardiões do rio Ipanema”, em Santana do Ipanema.
Enquanto os governos estaduais que bebem uísque amaldiçoado, não se interessarem pelo assunto, riachos como o Dois Riachos, Desumano, Camoxinga, Salobinho, João Gomes, Riacho Grande, Gravatá, Capiá, Traipu e muitos outros, vão morrendo e arrastando a morte ao Velho Chico.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/agripa-um-grito-no-sertao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário