quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AVANÇO NA METEOROLOGIA



AVANÇO NA METEOROLOGIA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.282

O estudo da meteorologia vai ficando cada vez mais importante no mundo. Essa nova fase que vem modificando os climas da terra às vezes explicada pelos estudiosos, outras vezes sem resposta, recebe a notícia europeia sobre descoberta. A declaração de cientistas sobre a descoberta de como age a atmosfera em parte da América do Sul, sem dúvida nenhuma se avulta como um grande avanço nas explicações dos fenômenos que vão se tornando rotineiros no mundo, em relação à atmosfera. Vejamos:
“Um novo sistema de análise meteorológica permitirá prever com 90% de exatidão as chuvas intensas provocadas pelo fenômeno El Niño, que causam inundações na América do Sul, anunciaram cientistas responsáveis pelo projeto.
O Instituto Potsdam de Pesquisas de Impacto Climático, (PIK), da Alemanha, apresentou os detalhes de novo método que, segundo seus pesquisadores, permitirá antecipar casos de chuvas extremas, principalmente nas zonas andinas da Bolívia e da Argentina. As inundações também afetam regiões mais a sudeste, na zona conhecida como Mesopotâmia argentina – entre os rios Paraná e Uruguai – e o território uruguaio.
O sistema foi desenvolvido graças a análise de 50 mil registros de dados meteorológicos em alta resolução. Fornecidos pela Nasa e pela agência espacial japonesa  (JAXA) nos últimos 15 anos. ‘Acreditamos que as enormes nuvens de chuvas tenham origem na região de Buenos Aires, e, depois, desloquem-se para noroeste, em direção aos Andes, onde, dois dias depois, causam episódios extremos de chuvas’, explicou Nikas Boers, um dos pesquisadores. ‘utilizando complexos sistemas de análise, encontramos uma forma de prever esses eventos nos Andes-sul-americanos’, completou (...)”. (Da France Press).
Como professor de Geografia e cidadão do mundo, ficamos satisfeitos com a evolução do ramo da matéria. É melhor prevenir do que remediar, diz o povo nordestino.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/avanco-na-meteorologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário