quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ARQUEOLOGIA



ARQUEOLOGIA
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de outubro de 2014.
Crônica Nº 1.278
Arqueólogos trabalhando. Foto: (Instituto de Arqueologia).

Em um dos meus romances ainda inédito e aguardando na fila de publicação, “Deuses de Mandacaru”, falamos em Arquelogia. Uma história acontecida no ciclo do cangaço, mas com introdução com as batalhas entre holandeses e portugueses, em Alagoas, faz entrar em cena um curioso da ciência acima.
Arqueologia é uma ciência social que estuda as sociedades já extintas, através de seus restos materiais, sejam móveis ou imóveis. As intervenções feitas pelo homem no meio ambiente, também estão incluídas no seu campo de estudos.
Nenhuma ciência é sozinha ou absoluta, isto é, recebe a colaboração de outras ciências como bases para seus estudos. Muitas vezes um ramo de determinada ciência evolui tanto que termina virando uma ciência independente ou citada como se não fosse ramo de nenhuma delas.
No caso da Arqueologia, ela envolve trabalhos de prospecção, escavação e também informações sobre o passado. Não se dispensam trabalhos de investigações multidisciplinares. Assim recebe a contribuição da Antropologia, História, História de Arte, Etnoarqueologia, Geografia, Linguística, Semiologia, Física, Ciências da Informação, Química, Estatísticas, Paleoecologia, Paleontologia, Paleozoologia e Paleoetnobotânica.
Em Portugal a Antropologia é considerada uma disciplina pertencente ao ramo científico da História e dependente deste. Em outros países, a Arqueologia é considerada uma disciplina pertencente à Antropologia.
Os principais sítios arqueológicos no Brasil são:
Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí);
Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco);
Inhazinha e Rodrigues Furtado (Minas);
Mangueiros (Rio Grande do Norte);
Lapa Vermelha (Minas Gerais);
Solstício (Amapá);
Pedra Pintada (Roraima);
São João Batista (Rio Grande do Sul);
Lajedo de Soledade (Rio Grande do Norte).




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/arqueologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário