quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IEMANJÁ



Iemanjá
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.277

Dizem que filhos e filhas de Iemanjá são serenos, maternais, sinceros e ajudam a todos sem exceção. Gostam de ordem, hierarquia e disciplina. São ingênuos e calmos até demais, mas, quando se enfurecem, são como as ondas do mar, que batem sem saber onde vão parar. São vaidosos mais com os cabelos. Suas filhas sabem seduzir e encantar com a beleza e mistérios de uma sereia. Geralmente, as filhas de Iemanjá têm dificuldade em ter filhos, pois já são mães de coração de todos.
São várias as denominações de Iemanjá que também é chamada Janaína, Rainha do Mar, Aiucá, Dona Janaína, Inaê ou Maria princesa de Aioká. Trata-se de um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (mãe cujos filhos são peixes).
Na mitologia ioruba, o dono do mar é Olokun, que é pai de Iemanjá. Yemojá é saudada como Odò (rio) iyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, orixá do mar (masculino no benim e feminino em Ifé), referida como sendo a rainha do mar em outros países.
Iemanjá teria nascido na cidade nigeriana de Abeokuta.
Iemanjá está representada no candomblé e na Umbanda.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras e até por outros membros. No dia 2 de fevereiro ocorre em Salvador a maior festa do Brasil em homenagem a Rainha do Mar. São milhares de pessoas trajadas de branco que saem em procissão até o templo mor, localizado no Bairro Rio Vermelho onde depositam oferendas como espelhos, bijuterias, perfumes e toda sorte de agrados. Em São Gonçalo, os festejos acontecem no dia 10 de fevereiro.
Outra festa importante dedicada a Iemanja, ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro e em todo o litoral brasileiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar, oferendas a divindade. Na umbanda é considerada a divindade do mar.
Existe um sincretismo entre as santas católicas Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Glória e a orixá africana Iemanjá.
·        Extraído Wikipédia, adaptado.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/iemanja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário