quarta-feira, 1 de abril de 2020

O RIACHO CAMOXINGA TEM JEITO? (II)


O RIACHO CAMOXINGA TEM JEITO? (II)
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de abril de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.286
RIACHO REPRESADO PELO RIO. (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).

Continuação.
5. Invasão das águas. Foram invadidas pela tromba d’água do riacho Camoxinga que se forma perto da região serrana: Do primeiro entulho: Casario das ruas prof. Ernande Brandão e do Estadual (por trás); o Colégio Estadual (centro do entulhamento) Colégio Laura Chagas, Ginásio de Esportes Cônego Luiz Cirilo; murada do Complexo Educacional (pela frente); partes de duas ruas de trás do Colégio (pela frente e pela lateral por onde também escorre o riacho; várias residências até chegar a ponte sobre a BR-316, muito alta e estreita. Do segundo entulho: residências e casas comerciais da região da Ponte do Urubu e dos fundos da Ponte do Padre e calçada alta e mais a parte mais baixa do Bairro Artur Morais. Riacho represado pelas águas do rio Ipanema, invadindo tudo rapidamente.
6. Solução. Os problemas do riacho têm início ao penetrar na área urbana no início da rua prof.  Ernande Brandão, por trás.
Opção a. Retirar todas as construções pertencentes ao riacho,  uma área tão grande que seria praticamente impossível utilizá-la.
Opção b. Construir um canal em linha reta desde o início do Camoxinga urbano até o Ipanema. Impossível porque tudo já está ocupado, inclusive o comércio.
Opção c. Possível. Enlarguecer e aprofundar artificialmente as partes do trecho urbano que precisam desses serviços. Levantamento e acompanhamento da Geologia e da Engenharia. Mapeamento marcantes de cheias máximas e retiradas de construções dentro do perímetro. No lugar dessas construções seriam realizadas obras como praças, parques, etc., para evitar a volta das construções. Monitoramento constante e uso de lei. Construções extintas seriam avaliadas pelo Social e trocadas por outras em lugares seguros.
Toda essa opção “C”, é fácil de ser realizada. Precisa apenas que as autoridades tenham vontade em querer soluções. Dinheiro nunca falta aos governos.
Mesmo assim, a opção não é 100% garantida com as coisas da Natureza.
Opção d. Para desencargo de consciência. Serviço pesado de geologia e engenharia: desviar o curso do riacho Camoxinga de algum ponto da zona rural para o Ipanema abaixo da Maniçoba (uma espécie de Canal do Sertão de estudos profundos).
·        Tema exaustivo, não desejo mais voltar a ele. Obrigado.















Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/04/o-riacho-camoxinga-tem-jeito-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário