sexta-feira, 24 de abril de 2020

OS SERROTES SERTANEJOS


OS SERROTES SERTANEJOS
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de abril de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.299
Serrote do Carié. Livro Repensando a Geografia de Alagoas (B. Chagas).

Serrote no sertão nordestino é uma pequena montanha, uma elevação residual em média entre 50 e 300 metros de altitude. Pode possuir várias formas, mas sempre é avistado de longe por ser destaque na paisagem plana. O mais famoso e o mais bonito serrote do sertão alagoano, é o serrote do Carié. Carié é um dos entroncamentos mais importantes do Nordeste, bem perto da cidade de Canapi. Antes sozinho, evoluiu e agora é povoado. Das quatro “bocas” do entroncamento duas levam a Pernambuco, uma a Pernambuco e Bahia e outra ao restante de Alagoas. O serrote tem forma norte-sul de gigantesca lagarta. Vem aqui ilustrado com a foto  do livro inédito “Repensando a Geografia de Alagoas”.
Os serrotes são referências no interior. A vegetação, quando original, é muito mais densa, surgindo arvoretas e árvores de consideráveis tamanhos. É refrigério para o gado e não raramente possuem olhos-d’água que bem abastecem aos humanos. Serrotes são refúgios para animais maiores como raposas, sussuaranas, gato do mato, saguins e mesmo de terríveis cobras cascavéis. Muito sertanejos preferem construir suas residências no alto dos serrotes, mesmo enfrentado as dificuldades de caminhos íngremes. No Município de Santana do Ipanema temos lugares bastante  conhecidos, habitados e frequentados. Trazem nomes como Serrote, Serrotinho e outros, sempre com a expressão à frente: “serrote do ou dos...” Severiano, Amparo, Brás, Bois, França e Angicos.
Ouçamos uma professora que possui fazenda no serrote dos Angicos. “É lugar muito bonito, meu colega, bela paisagem, tranquilidade, microclima agradabilíssimo e constante canto da passarada. Ali é o meu refúgio”. A propósito, o serrote dos Angicos fica perto da divisa Santana do Ipanema com Senador Rui Palmeira. Pode se chegar até o local por dois extremos: indo pelo sítio Olho d’Água do Amaro ou pelo povoado Pedra d’Água dos Alexandre.
Já sobre serrotes urbanos temos vários que circundam a nossa cidade, sendo mirantes naturais de primeira linha. Perto de Arapiraca existe o serrote do Japão, lugar de destaque de bons vaqueiros e famosas vaquejadas. Em Estrela de Alagoas o conhecido é o serrote do Vento, lugar de romaria durante a Semana Santa.
Um serrote nas planuras sertanejas, faz a diferença na monotonia do relevo.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/04/os-serrotes-sertanejos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário