domingo, 26 de abril de 2020

SANTANA: QUARTETO E TERCETO


SANTANA: QUARTETO E TERCETO
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de abril de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.300
CASARÃO DO DEUS MERCÚRIO (FOTO: B. CHAGAS).

A Emancipação de Santana do Ipanema, lembrada na semana passada, faz repensar sua arquitetura no Bairro Monumento e Centro Comercial da cidade. O quarteto arquitetônico do Bairro Monumento, parece amplamente assegurado na paisagem urbana de Santana. O casarão construído para ser hospital que virou quartel e depois escola, continua em plena atividade escolar sempre conservado. O antigo Grupo Escolar Padre Francisco Correia, também continua na ativa com recente reforma em suas dependências. O edifício primeiro do quarteto, a igrejinha/monumento que deu nome ao bairro, sempre conservou o seu patrimônio interno e externo. E o prédio do Tênis Club Santanense, apesar da crise do divertimento em casa, prorroga sua existência em mãos de pessoas abnegadas. Avaliamos como pontos seguros no histórico do século passado.
Mas como anda o terceto arquitetônico do Centro Comercial? Os três imponentes edifícios erguidos pelo coronel Manoel Rodrigues da Rocha na época de vila? Como está o Casarão de Esquina de primeiro andar vizinho à Matriz de Senhora Santana? E o casarão do deus mercúrio, primeira moradia do coronel? E o casarão morada definitiva de Manoel Rodrigues? Todos fechados cada um com seus problemas particulares. Entretanto a preocupação com a História não é por que eles estão fechados ou abertos, mas pelo problema da deterioração que não perdoa casas fechadas. O casarão de esquina foi uma espécie de “Shopping” da época, espaço enorme transformado em vários compartimentos para aluguel. Sua parte inferior continua abrigando uma dezena de lojas. E a superior?
A casa grande do deus mercúrio (tem estátua do deus mercúrio no seu frontispício, importada da França) já foi biblioteca pública em sua parte de primeiro andar. E a casa famosa onde morou o coronel (vai de uma rua a outra) já hospedou pessoas ilustres como o coronel Delmiro Gouveia e vários governadores do estado. Não sabemos se existe algum plano de conservação de parte da prefeitura local, uma vez que os prédios pertencem a particulares.
Esperamos apenas que o terceto arquitetônico do Comércio não siga o mesmo destino do casarão do padre Bulhões na foz do riacho Camoxinga.
Os edifícios simbolizam a nossa luta de vila em busca do progresso trabalhoso do sertão. Foi essa luta que a transformou em Rainha. Não percamos a coroa.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/04/santana-quarteto-e-terceto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário