domingo, 9 de agosto de 2020

A VEZ DO CLIMA BOM

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de agosto de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.363

AOS AUSENTES DA TERRA POR MUITO TEMPO

 




Com olhar geográfico físico e humano (social), vamos ainda falar sobre Santana do Ipanema. No início dos anos 50, foi feita a rodagem até Delmiro Gouveia passando por Santana. O DNOCS, então, construiu na saída da cidade para o alto sertão, uma ponte sobre o rio Ipanema aonde o rio penetra na urbe. Os “cassacos” também fizeram ali uma barragem no próprio leito do rio. Para facilitar as obras, os cassacos passaram a habitar a margem esquerda da rodagem, onde foram construídas algumas casas. Essas casas, com o tempo foram se estirando ao longo da estrada de terra, sempre pelo lado esquerdo. O povo logo denominou o lugar de Barragem e que continua até o momento. Não está tão longe assim, quando terrenos do lado direito da pista foram loteados. Surgiu rapidamente ali uma nova barragem com residências e comércio modernos.

Quase no final do casario da esquerda, surgiu uma serraria feita de madeira abrindo caminho para novas habitações por trás dos quintais do lugar barragem inicial. Casas esporádicas surgiram naquelas lonjuras, como escondidas da sociedade. O tempo fez aparecer algumas ruas também de pessoas humildes como as da barragem inicial. Surgiu do mesmo povo o nome do lugar: Clima Bom. De fato, tirando a pobreza extrema de inúmeros habitantes, O terreno é enxuto, bom para se construir e alto em relação ao rio. A área tem pela frente os quintais do casario da antiga barragem e, por trás, um pouco distante, após matagal de arbustos, o riacho Salobinho que despeja no rio Ipanema, por trás do antigo Matadouro Público. Recebe sua ventilação pela calha do rio que sobe até aquela região  legitimando o nome do lugar. Recentemente o Clima Bom ganhou outra entrada além, da serraria, dessa vez, pelo início da chã, antes das primeiras casas da barragem. Isto quer dizer que se pode chegar ao Clima Bom, tanto pelo final (serraria) quanto pelo início, por ladeira larga e de terra. Após décadas e décadas, o bairro humilde, sofrido e invisível, acaba, incrivelmente, de receber as bênçãos da pavimentação. Evento que mudará por certo, toda feição humilhante do filho do Barragem. Esperamos assim uma corrida por terrenos de residências e comércio mandando a pobreza para as águas do mar sagrado, onde não passa ninguém. É certo que ainda não é asfalto, mas o calçamento em paralelepípedos, representa grande vitória contra a poeira, a lama, esgotos a céu aberto e a indignidade social.

 Nós colocaríamos o nome do bairro de Serraria, em homenagem a serraria desbravadora, mas se o povo quer viver no Clima Bom, Clima Bom seja. Parabéns novamente à Prefeitura com olhar de futuro. PARABÉNS AO CLIMA BOM.

NOVA BARRAGEM E CLIMA BOM (FOTOS: 1. B. CHAGAS. 2. JEAN SOUZA, SERTÃO NA HORA)

 

 

 



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/08/a-vezdo-clima-bom-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário