terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

CADEIA VELHA

Clerisvaldo B. Chagas, 18/19 de agosto de 2020.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.367

 

CADEIA VELHA ERA NO PRÉDIO CINZA VIZINHO AO AMARELO. 

(FOTO: LUCIANA PONTES).


O antigo prestígio de uma vila estava na igreja, na cadeia e na entrega de correspondências. Eram essas três coisas que faziam com que novas construções surgissem e expandisse a parte física e o nome da localidade. Em inúmeras vilas, a implantação de feiras semanais, ajudaram bastante na atração rural com seus produtores,  produtos e venda. Uma delegacia ou subdelegacia também era coisa extraordinária que dava maior confiança ao futuro morador ainda em dúvida. Assim uma vila conseguia atrair muita gente e formar ruas chamando a atenção de pessoas de sangue político e desejo de mando. Estes se articulavam com políticos de cidades visando elevar as condições da vila e comandar a nova cidade que certamente surgiria.

Muitos outros fatores contribuíram para que Santana do Ipanema passasse à condição de cidade. Cinema, teatro, banda de música, calçamento e um comércio dinâmico que assegurava o abastecimento da região. Assim surgiu há muito tempo a Cadeia Velha de Santana, situada na antiga Rua do Sebo (hoje, pequeno trecho dividido como Nilo Peçanha. Desde a sua demolição, não se vê mais vestígio que indique ter sido ali palcos de muitas histórias escabrosas. Foi cadeia, necrotério, delegacia, sede de batalhão de polícia e área de venda de escravos. A pequena rua, emendada com a Antônio Tavares, modernizou seus edifícios transformando-os em casas comerciais, porém a tradição não deixava essa parte do comércio progredir. Sempre foi um pedaço morto, como rebarba da parte central.

A falta de pesquisadores interessados na história da cidade e a falta de vestígios da Cadeia Velha, emperram novas descobertas que poderiam trazer lume sobre a trajetória da urbe. Tempos depois da sua demolição, surgiu ali um edifício moderno que se transformou na primeira joalheria da cidade. Um lugar completamente sofisticado, pertencente ao sr. Gumercindo (?) apelidado “Gugu”, tio do saudoso professor Ernande Brandão. Espero não estar enganado.  

A Cadeia Velha foi substituída por delegacia moderna na localidade Aterro, trecho hoje da BR-316. Página de muitas lutas em Santana do Ipanema e Sertão alagoano.

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/08/cadeiavelha-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário