quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 

APOSENTADORIAS DOS JEGUES

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de agosto de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.374

JEGUE EM CACIMBA DO RIO SECO IPANEMA, APROXIMADAMENTE EM 1966. (FOTO: LIVRO 230/DOMÍNIO PÚBLICO).

  Os mais de cem jumentos que abasteciam Santana com água salobra das cacimbas do rio Ipanema, alcançaram alforria. A partir do dia 31 de março de 1966, os asininos iniciaram seus descansos daquele mister com a inauguração da água encanada vinda do rio São Francisco. Com a chegada da Adutora de Belo Monte, houve uma grande euforia e festividade nas ruas de Santana do Ipanema. A comemoração, os discursos políticos aconteceram em cima do palanque da “Sorveteria Pinguim”, situada no Bairro Monumento. Presente o governador Major Luís soltando piadas e mandando o povo quebrar as cisternas da cidade com a chegada da água nas torneiras. Isso, três anos após a o triunfo da luz elétrica de Paulo Afonso.

Para ser agradável, o governador enviou um ônibus para os alunos do Ginásio Santana conhecerem a captação de água na Adutora de Belo Monte. Fui um dos estudantes que acompanharam esse passeio, mas algumas pessoas que não eram alunas, também aproveitaram a oferta governamental. Assim saímos conhecendo as pequenas cidades do trajeto: Olho d’Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha e Belo Monte. Estava em voga as primeiras canções do cantor Agnaldo Timóteo, sucesso absoluto nessas cidades por onde passávamos. Conhecemos tudo e fomos comprar lanche numa mercearia quando um dos nossos acompanhantes se desentendeu com o merceeiro. Houve discussões brutas, o comerciante apresentou-se como militar, o nosso acompanhante respondeu que também era militar. Algumas pessoas apaziguaram os ânimos dos dois arrogantes valentões.

Voltamos de Belo Monte enfadados, mas felizes com o conhecimento adquirido. Já pensou, sair para passear e voltar com uma tragédia! Esses dois acontecimentos, luz e água em Santana, foram verdadeira catapulta para o seu desenvolvimento que continua em 2020 com todo vapor. As aventuras do passeio estudantil logo se espalharam pela cidade como um privilégio secundarista.

Após a água encanada, o jerico, merecidamente, ganhou estátua em praça pública. E nós, mais do que adolescentes, continuamos estudando no Ginásio Santana para não virarmos jumentos.


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/08/aposentadorias-dos-jegues-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário