quinta-feira, 6 de agosto de 2020

AINDA CLODOLFO, NA VISÃO FLORO E DARCI

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de agosto de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.361

 




HOSPITAL DR. CLODOLFO RODRIGUES DE MELO (FOTO: LIVRO 230/B. CHAGAS.

“Formado em medicina pela Bahia, veio clinicar em sua terra, nossa terra de Santana do Ipanema. Jovem e inteligente, deu muito de si aos sertanejos que precisavam dos seus serviços profissionais. Na época fora o primeiro médico santanense a prestar serviço a seu povo. Para atender aos chamados dos fazendeiros, dos habitantes distantes da cidade, comprou um jipe, cujos pneus já estavam carecas de tanto rodarem para socorrer necessitados. Era parteiro também, e ninguém ficava sem assistência desse jovem atencioso e competente. O pior era que não havia caminho próprio para automóvel, mas o jipe não respeitava toco nem lama. Sua freguesia era enorme, não só na cidade como nas circunvizinhanças. Os casos que lhe apareciam eram sem conta: facadas, tiros, corte de machado, maleita, hepatite, partos, problemas hepáticos, circulatórios e outros.

Chegou a lecionar no ‘Curso de Parteiras Leigas’, promovido pela ANCAR/AL nesta cidade de Santana do  Ipanema, beneficiando desse modo a zona rural. As cursistas eram parteiras residentes nos povoados das cidades circunvizinhas à nossa a terra, as quais faziam partos e ficavam apavoradas quando se lhe deparavam problemas da especialidade médica que, pela demora e pela ignorância do perigo iminente, provocavam a morte da parturiente, geralmente ao chegar ao consultório médico.

Esse médico incansável tudo dera de si em prol de seu povo, quando podia, como fizeram tantos outros. Viver nos grandes centros, onde tudo é mais fácil, mais bonito e menos árduo!... Com merecido louvor chegara a dirigir, como Diretor, o Hospital Regional Dr. Arsênio Moreira da Silva, sediado nesta cidade de Santana do Ipanema”.

MELO, Floro de Araújo & MELO, Darci de Araújo. Santana do Ipanema conta sua história. Borsoi, Rio de Janeiro, págs. 61-62.

 

 



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/08/ainda-clodolfo-na-visao-floro-e-darci.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário