domingo, 28 de novembro de 2021

 

ANTROPOFAGIA URBANA

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.620





Santana do Ipanema Permaneceu décadas sem se expandir horizontalmente, graças as amarrações dos terrenos de periferia. Proprietários de terras não as vendiam, até que o prefeito Adeildo Nepomuceno Marques teve a coragem de desapropriar terras da margem direita do rio Ipanema. Hoje as terras desapropriadas deram origem aos bairros: Domingos Acácio, Floresta, Santo Antônio e fala-se também em Santa Luzia (antes era apenas uma rua).  A partir daí nenhum outro prefeito teve a coragem de desapropriar e a cidade passou a pertencer a uma segura camisa de força; Décadas e décadas se passaram com o marasmo monótono da mesmice. Há pouco tempo os proprietários de terras resolveram vender ou lotear por todas as periferias da cidade. Isso gerou uma expansão nunca vista antes com resultado de Antropofagia urbana-rural em Santana do Ipanema. Vejamos:

Na região norte o Lajeiro Grande se expandiu para a Rua das Pedrinhas, Quilombo e outros mais e já se encontra perto de englobar o sítio rural Barroso. Entre os fundos do antigo DNER, foi loteada uma fazenda que vai daí ao extremo oeste do Lajeiro Grande com o rio Ipanema. Na região Oeste da cidade a expansão ocupou o espaço por trás do casario da BR-316 no Bairro Barragem até as imediações do riacho rural Salobinho, afluente do Ipanema. Recebeu o nome pelo povo de Clima Bom. Do outra lado da BR-316, a expansão do Bairro Barragem se deu em direção ao Poço das Trincheira e montante do rio Ipanema. Conserva o mesmo nome, mas parece bairro novo.  Na região Leste, expandiram-se vertiginosamente os Bairro Lagoa do Junco e São Vicente em direção ao povoado São Félix, serrote Pelado, Riacho do Bode, Bebedouro e Santana – Maceió pelo BR-316.

Na Região Sul estirou-se o Bairro Floresta em direção à Serra da Remetedeira e do sítio Tocaias. O Bairro Domingos Acácio, puxou para as faldas do serrote do Cruzeiro (partes lateral direita e esquerda e para a Floresta. O Leste do bairro engoliu o sítio Cipó, parte do sítio Curral do Meio II e o sítio Lagoa do Mato. Surgiram ali respectivamente: o Bairro Santo Antônio, habitações continuadas da AL-120 e o loteamento Colorado que agora passou a ser Bairro Isnaldo Bulhões. Assim foram deglutidos pela expansão urbana horizontal os sítios rurais: Tocaias, Lagoa do Mato, Curral do Meio II e Cipó.  Em breve outros sítios estarão dentro do perímetro urbano.

É natural, porém com registro para gerações futuras, melhor.

EXPANSÃO PARA AS FALDAS DO SERROTE CRUZEIRO (FOTO: B. CHAGAS).

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/antropofagiaurbana-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário