domingo, 21 de novembro de 2021

 

OS INVISÍVEIS

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.616




Antes em Santana do Ipanema, havia nas ruas, além de metralha, muitas latinhas de cerveja e garrafas pet de todos os tamanhos. Graças às divulgações nos vários meios sociais ensinando e exemplificando como latinhas e garrafas plásticas são úteis em uma casa, no sítio, nas praças, nas fazendas, que esses tipos de objetos deixaram de surgir como lixo nas ruas da cidade. Mas, graças também aos que compram para a reciclagem e os chamados catadores que descobriram essa fonte de renda com seus pontos certos de entrega. (Santana possui dois). É pena ainda não termos em Santana do Ipanema, uma fábrica de reciclagem o que daria mais emprego, renda e ocupação, porém não podemos regredir na limpeza do meio ambiente, aproveitando o embalo dos catadores que estão nas ruas desde os primeiros raios da manhã.

As ruas ficaram completamente limpas. Antes os catadores agiam apenas nas ruas, esporadicamente. Catavam ferro, papelão, latinhas garrafas plásticas. Achamos que, orientados começaram também a atuarem no lixo doméstico deixado às portas para o recolhimento. No início dessa nova atuação, chegavam primeiro do que o gari, abriam as bolsas de lixo, retiravam o que interessavam deixando bagaceira feia. Ultimamente estão mais profissionais. Retiram os objetos dos pacotes do lixo e deixam tudo do mesmo jeito que encontraram, isto é, sem bagunça nenhuma. Muitas pessoas já colocam o lixo para os garis com os objetos de catadores separados: o ferro, o alumínio, a latinha, propriamente dita, e os papelões. Isso, além de mais humano, torna mais prático e melhora a simbiose.

Portanto, uma coisa que parece tão simples e longínqua, está sendo planejada em Santana do Ipanema: a Associação do Catadores. Isso permitirá melhorar os serviços, proteger os profissionais e evoluir, muito embora para a maioria da população esse tipo de serviço, como disse no início, seja invisível. O meio ambiente agradece essas ações dos catadores, mesmo que sejam atividades motivadas pela sobrevivência e não pelo voluntariado social consciente. O importante é a sociedade organizada dignificar o trabalho de homens e mulheres através do oferecimento de orientações, assistência médica, melhores condições para o trabalho e desenvolvimento na cadeia da atividade. Vale salientar que algumas cidades sertanejas já estão bem adiantadas na solução do ciclo dos catadores...

Criaturas de Deus que devem ser olhadas com olhos mais humanos!

CATANDO LIXO (FOTO: G1).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/os-invisiveis-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário