quarta-feira, 3 de novembro de 2021

 

TÊNIS CLUB SANTANENSE

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.606



     Fazendo parte do quarteto arquitetônico do Monumento, o Tênis Club Santanense, inaugurado em 10.01.1953, preencheu todos os objetivos do passado. Pela transformação inexorável dos tempos, sofre a ausência do fastígio, mas continua de pé como um patrimônio imorredouro de alta magnitude na esquina da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Avenida Adeildo Nepomuceno Marques. Para o transeunte que não conhece sua história, representa apenas um edifício gigante por trás da Escola Estadual Padre Francisco Correia. Construído para divertir a elite da época, foi sendo ampliando pouco a pouco passando por diversas administrações profícuas e soberanas. Foi sempre um status de grandeza da cidade. E sua estrela ainda não caiu.

No início havia uma quadra de vôlei na área descoberta onde nós, ginasianos, treinávamos. A quadra acabou em benefício de reformas e mais reformas até chegar à estrutura atual. O tênis foi palco dos grandes espetáculos dançantes de época quando se dançava valsa, bolero e outros estilos mais. Um desses espetáculos era o próprio traje de gala de mulheres e homens que ocupavam as mesas do salão. Apresentavam-se ali, orquestras de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Garanhuns e inúmeras famosas no Brasil inteiro, vindas do Sudeste. Eram os bailes gigantes que repercutiam em Santana do Ipanema e no Sertão inteiro. Vale salientar que era tempo do cinema, do teatro, do folclore, não havia televisão e os bailes eram acontecimentos extraordinários.

Havia também os Carnavais noturnos e as matinês para nós adolescentes. Maravilha! Chegado o tempo da diversão em casa, a queda foi inevitável em todas as outras formas de lazer. O resultado foi cinemas, teatros e clubes fechando com saudosos sangramentos no Brasil inteiro. Como sobrevive hoje o nosso titã sertanejo? Só mesmo com dedicação e muita paciência para se administrar um clube fora de moda. Mas aqui, acolá têm eventos que acontecem no Tênis Club Santanense, apesar de novos espaços para eventos terem surgidos na cidade.

Parabéns aos abnegados que tomam conta deste e de outros patrimônios de Santana do Ipanema.

Parabéns à própria estrutura que bravamente resiste ao seus 68 anos

TÊNIS CLUB SANTANENSE EM 2013 (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/tenisclub-santanense-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário