terça-feira, 9 de novembro de 2021

 

FREI DAMIÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.610






Desde as nossas constantes passagens por Canafístula que íamos observando o seu crescimento naquele terreno plano de barro vermelho que é esse distrito de Palmeira dos Índios. Impressionava-me bastante a produção de pinha e a feirinha que se formava no curral do gado, às margens da BR-316.  Centro de romaria de Frei Damião, o lugar passou a ser chamado Canafístula Frei Damião., pelo menos é o que vimos rotineiramente nos sites noticiosos. A facilidade de hoje leva pessoas a postarem vídeos sobre o distrito mostrando principalmente a feira de animais notadamente de cavalos. Ficamos impressionados com o crescimento do lugar e nem sabemos porque o distrito ainda não virou cidade. Ultimamente, o prefeito de Palmeira dos Índios anuncia novidades na romaria, para o próximo ano.

O prefeito Júlio César anunciou a construção de um santuário em homenagem a Frei Damião, na pracinha da igreja de N.S. do Rosário onde acontecem os festejos ao “Santo do Nordeste”. Ali será erguido, segundo o gestor, um monumento a Frei Damião, com cerca de 20 metros de altura, tornando Canafístula a “Capital da Fé”. A mensagem não é muito clara, uma vez que tanto um santuário quanto uma estátua são monumentos. Então, os vinte metros de altura será uma estátua do Frei ao lado do santuário? (santuário: capela em homenagem a um santo onde suas relíquias são ali guardadas).  Este santuário será a grande novidade apresentada aos romeiros na próxima festa, ano que vem. Canafístula Frei Damião está situada às margens da BR-316, não tão distante da entrada de Palmeira de Fora.

Com essa decisão, a prefeitura de Palmeira dos Índios incrementará o “Turismo Religioso” no município já bastante visitado por romeiros do Alagoas e estados vizinhos. Unem-se os fatores econômicos da feira que se firmou, o agronegócio e a religiosidade nordestina em relação ao homem de Bozzano.  O distrito de Canafístula Frei Damião é bastante agradável, principalmente visto por dentro e não apenas para os que trafegam sem parar pela BR-316. A região de chácaras oferece os produtos da terra em barracas, aos viajantes o que por si, já representa uma atração e impulso de compra, inclusive da pinha doce e gigante, carro-chefe da agricultura local. Vamos conhecer?

MEMORIAL FREI DAMIÃO, GUARABIRA-PB (CRÉDITO: MAPIO.NET)


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/freidamiao-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário