terça-feira, 30 de novembro de 2021

 

O TEMPO NÃO ESPERA NINGUÉM

Clerisvaldo B, Chagas, 1 de dezembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.622





No momento (14 horas), a temperatura de Santana do Ipanema está na casa dos 36 graus. Há dias, compadre, chegou brincando aos quarenta. Quem falava de Pão de Açúcar! É a região pegando fogo, principalmente o Alto Sertão e Sertão do São Francisco. É verdade que deu uma boa trovoada em Santana do Ipanema há dois ou três dias, durante à noite, mas se via que era trovoada de passagem. Cumpriu o seu papel em fazer zoada, amenizar o calor sufocante e partiu vagarosamente. Em Arapiraca o negócio foi medonho, chuva e ventos fortes causando transtornos pela cidade, chegam às notícias. Enquanto isso estamos na expectativa do próximo mês quando a primavera tem vontade de ir embora. E se a primavera que é amena está assim, calcule o verão que se iniciará ainda em dezembro!

Dezembro é um mês que não costuma alisar em termos de temperatura. Poderá trazer mais trovoadas ainda ou passar em céu azul, o que não seria a primeira vez. Geralmente é mês de muita luta no campo com falta de colheita e plantio. A escassez da água faz a angústia do ruralista ao contemplar os rebanhos sedentos e lambendo a poeiras cinza dos cercados despidos de vegetação. Uma duplicata de textos e textos da literatura nordestina desde quando se escrevia com bico de pena de pato. Mas quem vive quer saber o agora, pagar com moeda nova o sacrifício e o prazer de morar no Sertão.

Você que é da capital, imagine em lugares estremos do Oeste de Alagoas, onde alguns estudiosos consideram essa parte do alto sertão como clima árido, isto é, clima de deserto! Percorremos parte da região onde só encontramos caprinos sob sombra esfarrapada de quixabeira. Bosques de juremas pretas e macambiras, terras escuras com cenários de supostos incêndios florestais. Como faz a diferença, a água gelada conduzida na reserva da mala do automóvel! E nesse tempo de labaredas solares e terras rachadas, até as cascavéis trocam o dia pela noite indo à caçada com seu veneno terrificante. A caatinga aguarda uma nova trovoada para virar o paraíso dos homens e das abelhas.  Amanhã, o 7 e o 5 me esperam Orgulho em ser nordestino!!!

ENTARDECER: MONUMENTO AO JEGUE QUE SUSTENTOU A CIDADE QUANDO NÃO HAVIA ÁGUA ENCANADA. (FOTO: B. CHAGAS).

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/otempo-nao-espera-ninguem-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário