quarta-feira, 17 de novembro de 2021

 

VAMO MEDIR?

Clerisvaldo B. Chagas, 18/19 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.615





  Vamos abrir espaço para o texto extraído dos autores Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco, identificação abaixo. Curta e opine.

“Se você fizer uma breve pesquisa sobre a altura do Monte Everest, a resposta será invariavelmente a mesma: 8.848. No entanto, esse número não é consenso entre governos e especialistas que apresentam valores diferentes de medição.

Enquanto os nepaleses sustentam que a montanha tenha 8.848 metros acima do nível do mar, o governo chinês bate o pé e afirma que o Everest é quatro metros mais baixo: 8.844 metros.

A diferença entre as medidas divulgadas pelos dois países ocorre principalmente porque o Nepal inclui a camada de gelo sobre a montanha, enquanto o valor registrado pelos chineses é limitado somente ao trecho rochoso. Oficialmente, a medida de 8.848 metros para altura do Everest foi restabelecida no ano de 1954, após uma série de medições realizadas por geólogos do Nepal e da Índia.

Apesar da boa vontade entre os dois países de tentar chegar a um valor oficial que agrade a todos, especialista de diversas instituições apontam um fato que pode colocar ainda mais lenha na fogueira dessa polêmica. Segundo os pesquisadores, o Everest estaria ficando mais alto, devido a constante subducção das placas tectônicas abaixo do Himalaia, que literalmente empurra para cima toda a cordilheira.

Em medições realizadas em 1999 através de equipamentos de GPS, uma equipe de geólogos estadunidense constatou que a montanha mede de fato 8.850 metros (...)

O monte Everest se estende do Nepal à China e teve sua atura medida pela primeira vez no ano de 1856. Desde então esse valor vem sendo questionado seguidamente (...)”

Polêmica: altura do Monte Everest deverá ser novamente avaliada. Editoria invenções e descobertas. 22 jul.2011. Disponível em  <w.w.w. apolo11.com>Acesso em 6 de nov. 2014.

LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Anselmo Lázaro. Geografia, homem & espaço. Saraiva, São Paulo, 2015, pag.88.

Subducção: nome dado quando uma placa tectônica se infiltra por debaixo de outra.

SERRA DA CAMONGA, NOSSO EVEREST (FOTO: GUILHERME CHAGAS).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/vamomedir-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário