segunda-feira, 15 de novembro de 2021

 

BARRAGEM EM CENA

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.614




Prosseguem os trabalhos da barragem do João Gomes no sítio João Gomes, em Santana do Ipanema. O João Gomes é um valente riacho afluente do rio Ipanema e que escorre pelas planuras de parte do município, cruza a Al – 220 a 6 km do Centro da cidade onde forma um cânion na Reserva governamental da Sementeira. Representa uma veia d’água na caatinga em tempos chuvosos e oferece poços e cacimbas em épocas de estiagem. Seu nome, tudo indica, tratar-se de beldroega também chamada João Gomes, uma planta comestível muito consumida pela pobreza durante dias de Semana Santa. Representa um refrigério para o homem e para o rebanho dos que habitam suas margens. Um reforço importante para o seu grande coletor.

Foi anunciada o término do sangradouro da barragem, alto, grande e possante e que iria começar as obras do paredão. Fala-se em um espelho d’água de 6.km de comprimento, assim sendo, outros sítios poderão gozar doa benefícios da barragem pronta. Cria-se um microclima no entorno, outros animais selvagens serão atraídos e uma nova página ecológica se forma trazendo novos hábitos no criatório e nos humanos. Poderá haver até viabilidade para o turismo rural, à semelhança do Açude do Pai Mané, em Dois Riachos. Muitos pássaros e aves que foram embora da região, poderão retornar como o martim pescador, o mergulhão e outros que procuram o peixe de barragem como alimento. E se na verdade tivermos uma extensão de 6 seis quilômetros, é coisa para se admirar, morar perto e criar boi.

Açudes ou barragens são construídos no Nordeste desde os tempos de D. Pedro II e mesmo atualmente o número ainda é insuficiente mesmo com outras alternativas. Por isso mesmo dizia meu professor maior de Geografia Alberto Nepomuceno Agra: “O rio Amazonas é muito importante para o Brasil e o mundo, porém, para a nossa realidade, muito mais importantes são os riachinhos que cortam os nossos sítios, as nossas fazendas”. Não vejo a hora de visitar a barragem cheia e sangrando do riacho João Gomes.

Quando o homem ajuda a Natureza, a Natureza recompensa ao home

RIO IPANEMA RECEBE O RIACHO JOÃO GOMES (FOTO: ARQUIVO B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/barragemem-cena-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário