quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DINHEIRO NA RUA



DINHEIRO NA RUA
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de setembro de 2012.
Crônica Nº 864
(Fonte: FNBCTU/AP Photo).
Quando qualquer pessoa está em situação difícil, pensa muitas coisas, dias e noites. Uma delas é achar um belo pacote de dinheiro na rua. Um pacote de dinheiro deixado por alguém, de preferência um rico. A verba pode estar no metrô, no banco traseiro do táxi ou mesmo em algum lugarzinho, encontrado por causa de uma topada. Não importa o lugar. A esperança de um milagre deixa os olhos atentos ao chão e uma fé que perambula pela cabeça. Ninguém duvida que os milagres existem. Se não acontecem com um, acontecem com outros. Existem também os casos das provações, em que a pessoa honesta encontra dinheiro e devolve ao dono ou às autoridades. Nesses casos, devido aos desonestos, o humilde é mostrado até em rede nacional como coisa rara, uma pessoa decente. E assim vamos vendo que o comum vira raridade e, a raridade vira o comum. Como andará a honestidade no mundo? Será que já foi feita alguma pesquisa nesse sentido? Achar dinheiro por aí é mesmo milagre ou é questão do acaso? O povo tem razão em dizer que “dinheiro não fala”, mesmo assim o danado ainda é achado, no jardim, no muro, no mato, na lixeira...
Cena inusitada aconteceu em um banco de Santa Clarita, Califórnia, Estados Unidos, segundo noticiário. Após o assalto, os bandidos, em automóvel, foram perseguidos pela polícia. Até aí nada demais se não entra a diversão no meio da violência. Tentando obstruir a perseguição policial com aglomerados de pessoas, os marginais resolveram jogar dinheiro vivo pelas ruas. Até certo ponto a estratégia bandoleira estava dando certo, pois os transeuntes, primeiramente atarantados, partiram para caçar e embolsar as cédulas. O leitor imagina as “verdinhas” voando e a ansiedade dos lisos em frenesi. Houve de fato aglomerações de pessoas, mas o automóvel dos fugitivos ficou bloqueado pelo trânsito. Assim ficou fácil para a polícia capturar, pelo menos três deles, nessa fuga inusitada. O montante do roubo não foi informado e pelo menos um dos elementos conseguiu fugir. Interessante também, foi que a população aproximava-se do carro da polícia e fazia gestos de apoio para os bandidos, tem jeito! O fim da festa popular foi quando a polícia ameaçou identificar os catadores do dinheiro espalhado, com processos em pegar dinheiro roubado.
Pelo visto, não é só no Brasil que o povo gosta de “grana”, até porque a crise na terra de Barack não é de brincadeira. Que desapotamento, ser processado porque encontrou DINHEIRO NA RUA!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/09/dinheiro-na-rua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário