segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O GIGANTE ADORMECIDO


O GIGANTE ADORMECIDO
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de setembro de 2012.
Crônica Nº 861

Presidenta Dilma. (Fonte: blog.planalto.gov.br.).
Estava mesmo o Brasil precisando de um pronunciamento da grandeza do último dia seis. Dilma foi objetiva, enxuta, encorajadora, nas suas palavras que todos brasileiros desejavam ouvir a décadas e décadas. Muitos dos mais antigos pensavam, como eu, que iríamos alcançar o Brasil pleno somente depois de 1930. O que a Presidenta falou enche de orgulho o peito do brasileiro que conheceu por aqui toda sorte de atraso. Fizemos questão de ressaltar alguns trechos embutidos em nosso trabalho. “Os países ricos se preparam para um longo período de estagnação ou até de recessão. Mas a crise não nos ameaça fortemente, porque o Brasil mudou para melhor”. Reconhecendo a crise lá fora e a situação do nosso país, continua Dilma: “Nosso Brasil, por ter sido, nos últimos anos, um país que se transformou que soube fortalecer e ampliar as oportunidades de trabalho, seu mercado interno e poder de consumo de sua gente, está plenamente preparado para enfrentar este desafio”. E depois de falar de empregos, renda, reservas, crédito, inflação, juros, a Presidenta assegura que o Brasil continua atento para evitar qualquer tipo de surpresa.
Dilma reconhece tudo que já foi feito, mas diz que muito ainda está para se fazer. E vai citando várias áreas para esse futuro. Crescer não somente em termos de economia, de mercado e de consumo de bens. Acesso à educação, melhor saúde e segurança. No caso da atual crise internacional, nossa principal arma é ampliar e defender nosso mercado interno que já é um dos mais vigorosos do mundo. Por isso, quero deixar bem claro que o meu governo não irá permitir ataques às nossas indústrias e aos nossos empregos. Não vai permitir, jamais, que artigos estrangeiros venham concorrer, de forma desleal, com os nossos produtos”. Mas nós sabemos que uma crise como a que se abateu sobre os países ricos da Europa, poderá trazer aborrecimentos sérios para o mundo. As convulsões sociais têm levado às nações às guerras. É verdade que o mundo está muito mais organizado, mas ninguém pode brincar com desemprego e fome. Dessa vez ela veio para atormentar os ricos que estão procurando coelhos em cartolas pequenas.
Pelo menos a presidenta nos deixa na arquibancada do espetáculo. Um espetáculo triste lá em baixo para inúmeros pais de famílias e jovens europeus. Ninguém ousa torcer pela crise, fera que após devorar um, vai saciar a destruição com o próximo. Esperamos não cair do caçuá. Não foi fácil despertar O GIGANTE ADORMECIDO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/09/o-gigante-adormecido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário