domingo, 16 de setembro de 2012

TATU PELINTRA



TATU PELINTRA
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de setembro de 2012.
Crônica Nº 865

Quem pesquisa sobre cangaço, sabe muito bem que um cidadão intelectual escrevia versos, como se fosse um cangaceiro denominado Zabelê. Uma das estrofes, esfacelada, é mais ou menos assim:

“O tatu morre cavando
  A cobra véve enroscada
 (...) A coruja dando pios
      (...) Os macaco se coçando
    Na curva da encruzilhada”.

A sequência não é essa, mas não importa no momento. O que queremos mesmo dizer é que o tatu não faz buraco. Estava enganado o poeta e o povo quando afirma esse ditado popular: “Quem nasceu para tatu morre cavando”. O nativo do sertão nordestino sabe distinguir muito bem um tatu de um peba sem esse negócio de tatupeba. Ora! Peba é peba! Tatu é tatu! Um nosso ex-fiel empregado, natural da Ribeira do Capiá, Alagoas, nascido e criado nas caatingas, dizia que tatu não cava, quem cava é o peba. Certa vez fizemos uma pesquisa entre caçadores de várias regiões do Brasil. Todos disseram que a melhor caça era o tatu. Ser o campeão do melhor sabor foi um dos motivos que levou o bicho à extinção. O tatu é mais estreito, escuro e vertical. O peba é galego e chato, sua carne só é boa com pimenta, acompanhada de aguardente. Ah Marinês! “Seu Malaquias preparou/ cinco pebas na pimenta...”.
Bola vai e bola vem, escolheram o tatu-bola para mascote do Brasil na Copa. O cabra perguntou na televisão como seria o nome do bicho. Ora, respondemos como o menino perguntado sobre o que queria ser quando crescesse e, ele respondeu: grande! O nome do danado é tatu, rapaz, para que mais apelido! Bem, o símbolo brasileiro na copa, para nós seria a onça pintada, pelo menos em termos de animais, ninguém desbanca a força máxima brasileira. Fiquei meio cabreiro com a escolha do tatu, bicho feio da “goimara”! Acontece, porém, que tudo no desenho fica bonito. Deram uma caprichada da gota serena no tatuzinho que o dasipodídeo, de repente pareceu melhor do que o Zé Carioca. Ficamos contentes, sim, com o amigo frajola que veio até nós, cheio de alegria e cumplicidade. Fazer o quê?! Deixe Zé Tatu se engrandecer! Quem sabe se o fraco, gelado e indeciso técnico da Seleção Brasileira não o convoca para resolver os seus problemas de gols. Olhando de perto, se o Ganso está em alta e o Pato está melhorando, por que não completar o trio com o TATU PELINTRA?
·         Qualquer site ou blog (menos pornografia) pode reproduzir nossas crônicas, das segundas às sextas. É bastante comunicar ao autor através do e-mail: “Clerisvaldobchagas@hotmail.com” (para acompanhamento): e não deixar de utilizar as normas, assim como o blog do Mendesemendes e o sednemmendes.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/09/tatu-pelintra_4771.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário