sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PENSE NISSO

PENSE NISSO
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de setembro de 2012.

Crônica Nº 869


Nada melhor de que ouvir excelentes repentistas numa cantoria de parede. Na gíria do mundo do improviso, isso quer dizer, uma cantoria em casa de fazenda, principalmente, durante uma noite inteira. Quem gosta da inteligência criativa em debate, conhece todas as gírias, truques e situações dos cantadores nordestinos. Muitos viraram imortais e seus nomes andam de boca em boca de outros cantadores ou de apologistas sensíveis à criatividade. Foi assim, contam de pai para filho, que dois cantadores cantavam no antigo estado da Guanabara, a convite do governador Negrão de Lima. Um deles teria sido o famigerado Severino Pinto, o outro não lembramos. Pediram para que Severino defendesse a Paraíba e o outro cantador, a Guanabara. Sem inspiração, Pinto estava perdendo e o companheiro sendo aplaudido, até que Severino virou o jogo com uma das mais belas e ricas sextilhas. O parceiro, depois de desmontar o estado do Nordeste, havia encerrado a estrofe, dizendo:

E de bom na Paraíba
Só a Rádio Tabajara.

Foi tudo que Severino precisava para “pegar na deixa”, isto é, iniciar sua estrofe rimando com a última palavra da estrofe do companheiro:

O que vi na Guanabara
Foi negro morando em morro
Carro atropelando gente
Enchendo o Pronto Socorro
Ladrão batendo carteira
Mulher puxando cachorro.

Os aplausos de pé, não deixaram mais Severino perder espaço.
Além da rima preciosa (orro), a metrificação perfeita, e a criatividade divina, a estrofe ocasional do célebre cantador ficou no bronze da literatura popular oral. Mas, se apreciarmos esse trabalho prazeroso, vamos observar também que existe algo mais na filosofia sutil do repentista. As nossas convicções são repassadas para os outros conforme o nosso modo de pensar e ver. Assim discutimos com o outro glóbulo branco que vem devorar o nosso. Para o primeiro cantador, o estado da Guanabara era uma maravilha, onde só havia o que era bom. Severino vê aquela terra tão bonita por novo prisma. Pressionado pelo adversário, é capaz de encontrar, rapidamente, defeitos no céu alheio. Resumindo a lição de hoje: Nós só enxergamos o que queremos enxergar. PENSE NISSO. 

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/09/pense-nisso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário