O PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU Clerisvaldo B. Chagas, 13 de fevereiro de 2017 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica 1.634 ...

O PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU



O PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de fevereiro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.634
Vale do Catimbau. Foto: (centroverdedevida_com.br).

Vale do Catimbau. Foto: (Tokdehistoria.com.br).
Quantas e quantas vezes passamos por ali beirando Tupanatinga e Buíque, em busca do Saber. Mas nessas jornadas que nos consumiram mais de dois anos, ainda não sabíamos da existência do Parque Nacional do Catimbau. Trata-se de um parque no estado de Pernambuco criado em 22 de agosto de 2002 que se estende pelos municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, com uma área de 62.294 hectares.
Entre o Agreste e o Sertão pernambucano, o parque tem a aparência rochosa do Raso da Catarina no estado do Bahia. Atualmente é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo apenas para a serra da Capivara, em Raimundo Nonato no Piauí.
Uma das versões do nome é apontada como catimbó e rituais que se faziam em sua região. Acredita-se que o também chamado Vale do Catimbau, tenha sido um fundo de mar. Com vegetação de caatinga preservada, o local mostra encostas abruptas, vales abertos, montanhas e muitas formações rochosas desenhadas das mais diferentes formas.  O parque apresenta cerca de duas mil cavernas e vinte e oito cavernas-cemitérios. Suas rochas são formações de arenitos em diferentes cores que ajudam no atrativo aos visitantes. Os estudiosos ali acharam vinte e sete sítios arqueológicos e pinturas rupestres que rompem os 6.000 anos de aplicações.
O Parque Nacional do Catimbau é uma aula aberta para a Geografia, Arqueologia, História, Biologia, Química, Antropologia e outras ciências que procuram riquezas de conhecimentos.
É bom dizer que mais de cento e cinquenta espécies de aves são conhecidas no Catimbau.
É muito fácil chegar à região para uma visita inesquecível. Estradas estão por todos os lugares permitindo conforto ao viajor. E, particularmente, quem está no Sertão de Alagoas, é somente cruzar a fronteira, passar por Águas Belas e adiante subir o planalto de Garanhuns para chegar a Tupanatinga.
Bem ali, um leguinha de beiço...

O FASCÍNIO PELOS MONTES Clerisvaldo B. Chagas, 11 de fevereiro de 2017 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano. Crônica 1.633.   ...

O FASCÍNIO PELOS MONTES



O FASCÍNIO PELOS MONTES
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de fevereiro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano.
Crônica 1.633.
 
Serrote do Cruzeiro em Santana do Ipanema, na seca. (Foto: em 5.2.2017. Clerisvaldo B. Chagas).

Notamos nos diversos tipos de literatura de todos os países, uma admiração respeitosa pelos montes. A própria Bíblia exemplifica as montanhas como coisa sagrada. Desde os picos mais altos do mundo aos simples serrotes dos sertões nordestinos parece mesmo existir uma magia inexplicável. A história confirma o sentimento humano beatificando os altos atestando a morada dos deuses gregos, egípcios ou palestinos. Os picos parecem furar as nuvens ficando a alguns palmos do céu.
Os homens sobem as serras para glorificar a Deus mais de cima, erguem capelas, cruzeiros, templos e abrem os braços como comandantes da Terra. Em todos os países, em todas as regiões as montanhas quebram não somente a monotonia física da paisagem, mas a unidade da crença negativa. E a esperança surge no Monte Tabor, no Monte Sinai, nos Alpes, no Pico da Neblina com seus quase três mil metros ou mesmo no serrote do Cruzeiro em Santana do Ipanema com seus em torno dos cem metros.
É o morro da Maranduba, em Arapiraca, a serra da Onça em Mata Grande, a serra Naceia em Boca da Mata e em qualquer município que tenha o privilégio de possuir essas elevações, quem sempre chamam o povo. As ermidas estão ali, como motivos de promessas ou apenas pelo fascínio das alturas. Tempo de Semana Santa esses lugares de tradição católica, enchem-se de peregrinos que espantam os meses de solidão das capelas.
E ainda são lá mesmo no cimo do morro onde deixamos os nossos pecados e renovamos as nossas energias. Parece até que Deus fez os planaltos, as planícies, as depressões, para moradias dos homens e desenhou as montanhas como forte opção de refúgio.
Alegria é avistar a cordilheira; penosa é a subida; divino o que se vê; saudosa é a descida.
Glorifiquemos o fim de semana.

UMA IGNOMÍNIA CONTRA A POPULAÇÃO AGONIA E MORTE DO RIACHO CAMOXINGA Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2017 Escritor Símbol...

UMA IGNOMÍNIA CONTRA A POPULAÇÃO - AGONIA E MORTE DO RIACHO CAMOXINGA



UMA IGNOMÍNIA CONTRA A POPULAÇÃO
AGONIA E MORTE DO RIACHO CAMOXINGA
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.631

Riacho Camoxinga antes do Estadual. Foto (Clerisvaldo B. Chagas, 5.2.2017).
Após vinte cinco anos de promessas políticas quando parte do centro de Santana do Ipanema, Alagoas, deveria se tornar uma Praça multe eventos, fomos pesquisar os últimos mil metros do riacho Camoxinga.
Maior afluente urbano do rio Ipanema no município, o riacho Camoxinga, corta a cidade, despeja no coletor principal na área do Comércio e forma o maior bairro com o mesmo nome e que representa hoje a metade do sítio urbano. É o segundo maior símbolo físico de Santana.
Vindo das imediações do sítio Pinhãzeiro, o riacho penetra na cidade por trás do casario que atualmente forma duas ruas conhecidas como Ruas do Colégio Estadual. Até aí as águas são límpidas, pois esse casario usa banheiros e fossas, recolhe o lixo e torna o acesso ao riacho, praticamente impossível para estranhos.
A partir da primeira ponte, ainda em uma das ruas do Estadual, o riacho descamba para atravessar uma segunda rua. Esse pequeno trecho, sendo propriedade particular, ainda permite que o riacho aponte bem na outra via, mesmo recebendo algum lixo dos transeuntes da ponte. Mas a parti daí começa a agonia. Águas de esgotos e fossas são lançadas diretamente no córrego, contaminando toda a área até a sua foz, sem contar com a fedentina insuportável. O riacho faz meandros e corta a BR-316. Esse é o trecho onde se acha jogado todo o lixo do Brasil. Da ponte da BR-316, a carniça banha os fundos do Bairro Artur Morais, onde sai coletando e entulhando, sofás, geladeiras, fogões, isopor, animais mortos, lixo doméstico e lixo das feiras da quarta e do sábado.
Isso tudo é distribuído no Largo onde seria a praça, que despeja pelo transporte alternativo mais de mil pessoas, todos os dias, vindas de cerca de 30 municípios. Ponto de embarque e desembarque de passageiros tratados dentro dos lixões como se fossem cachorros.
Riacho após o Estadual, a ignomínia descarada. Foto: (Clerisvaldo B. Chagas, 5.2.2017).
Fora isso, existe uma invasão de pequenas casas comerciais e barracos de todos os tipos sem critério algum numa terra de ninguém. Até a subida calçada de um beco que dá acesso a parte superior do comércio (beco do peixe) é degradante e só passa por ali quem tem pulmão de ferro.
Não conseguimos concluir o nosso trabalho geográfico porque os atuais donos não deixaram acesso ao leito do esgoto e as tripas não aguentaram subir o riacho por baixo da ponte Padre Bulhões, onde se dá o encontro das podrices.
Nem delegado, nem juiz, nem prefeito, nem padre, nem pastor... Ninguém se preocupa com a parte mais degradante do meio ambiente e das inúmeras doenças que atacam os santanenses.
Foi muito difícil pensar em alimentação depois do que vimos na terra de ninguém!