domingo, 3 de março de 2013

JUAZEIRO


JUAZEIRO
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de março de 2013.
Crônica Nº 974
ESTÁTUA AO PADRE CÍCERO. Foto: (fonte Wikipédia).

Em conversa com amigos, vem o desejo de todos em conhecer o Juazeiro do Norte. Um pergunta sua localização e nós vamos tentando situar o Juazeiro no mapa nordestino. Outro indaga se é longe. E assim é preciso falar em outros pontos de referência para entender melhor o miolo procurado. De qualquer maneira, são quinhentos e poucos quilômetros de chão, meu caro, do nosso semiárido para a terra do padre Cícero Romão Batista. Um deles indaga se já estive lá. Sim, respondo com satisfação, duas vezes apenas com tempo resumido para quem deseja conhecer de fato os mistérios do Vale do Cariri. Não desejo mais sonhar em passar uns quarenta dias por ali pesquisando inúmeras coisas interessantes que a cidade e os arredores oferecem. Do Crato à Barbalha quem deseja fazer TCC ou escrever livros, sai de bornal e alforjes cheios. À primeira vista, Juazeiro é como um parreiral, onde você contempla o panorama, mas não vê os frutos. É preciso olhar por baixo para bem enxergar os cachos fartos das uvas.
E vamos conjeturando: No Juazeiro do Norte, turista é turista, vê as coisas com os olhos. Romeiro é romeiro, enxerga na sensibilidade da fé, mas prende-se ao seu mundo, nas visitas. O pesquisador sai costurando todas as coisas, no improviso ou no planejamento habitual do mister. Romeiros, penitentes, cordel, repentistas, lambe-lambe, emboladores, relojoeiros, santeiros, fabriquetas diversas, cangaço, história, geografia e muito mais, podem ocupar pesquisadores durante meses e anos seguidos na terra do “Padrinho Ciço”.
Depois o grupo pensa na época certa de visitar o norte. Ora! São analisadas suas festas principais, o fluxo de pessoas e as condições do tempo. É quando cada qual mostra sua preferência e seus objetivos, o que deixa a diversidade fluir no esforço maior para um funil. Fica marcada uma viagem para setembro, mas na Palestina brasileira tem disso não. Todo tempo é tempo para se fazer presente no JUAZEIRO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/03/juazeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário