domingo, 8 de dezembro de 2019

BRINCOS NOVOS NA PRINCESA



 BRINCOS NOVOS NA PRINCESA
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de dezembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.225

AÇUDE DO GOITI. (FOTO: B. CHAGAS/REP. A GEOGRAFIA DE ALAGOAS).
Mulher é sempre um ser muito vaidoso. Brincos, batons e outros babados fazem parte do ego e dos atrativos que conquistam os homens. Bem assim, ornamentos eficazes não podem ficar indiferentes nas cidades adormecidas.  Assim, além de tantas obras realizadas, Arapiraca, Agreste Alagoano, transformou água em vinho com o tal falado Lago do Perucaba. Beleza e toque futurista ganharam espaço na Capital do Agreste. Em Santana do Ipanema ainda há espaço para uma transformação semelhante. Trata-se do açude do Bode, na periferia, adormecido desde que chegou água encanada na urbe. Uma transformação ali traria um cenário de proporção incrível e passaria a serem os mimos ao filho caçula da Rainha do Sertão. Mesmo assim, o espaço Cônego Bulhões, corresponde de outra forma ao embelezamento urbano.
Assim Palmeira dos Índios, faz muito bem em repaginar o centro da cidade que tanto precisava: o esvaziamento do chamado Açude do Goiti, para dragagem, limpeza e obras no entorno. Goiti é um dos montes dos seus limites, de cujas montanhas escorrem as águas que alimentam o açude. No monte Goiti, foi colocada a imagem de um cristo que recebeu popularmente o nome Cristo do Goiti. Também o açude formado no sopé e no centro da cidade, recebeu a mesma denominação do monte. A ponte do Comércio sobre parte do açude, muito antiga, receberá nova edição, segundo comentários. É ali onde estacionam camionetas e vans vindas do Sertão, principalmente em dia de feira-livre. Muitas obras já foram feitas naquela área, mas com as novas diretrizes, haverá transformação para melhor, elevando o tradicional cartão postal Xucurus.
Palmeira dos Índios fica perto da fronteira com o Sertão, grosso modo, na linha do rio Traipu. Tem como atrativos suas montanhas (entre elas a famosa serra das Pias), museus, comércio de fronteira e o fato de ter adotado Graciliano Ramos, o escritor de Quebrangulo. Fomos visitar o Cristo do Goiti – na época, um pouco desprezado – mas valeu a altitude que mostra um cenário deslumbrante que faz qualquer ser humano virar sonhador.
Torcemos para que o empreendimento municipal tenha êxito e os palmeirenses coloquem mais um brinco de ouro na “Princesa do Sertão”.










Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/12/brincos-novos-na-princesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário