FACHEIRO Clerisvaldo B. Chagas, 25 de junho de 2024 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.066   Entre as espécies veget...

 

FACHEIRO

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de junho de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.066

 




Entre as espécies vegetais do Sertão Nordestino, destaca-se a cactácea Facheiro (Pilosocereus pachycladus). O Facheiro, um dos mais fortes símbolos do Nordeste, disputa em beleza com o Mandacaru e ornamentam muito bem a caatinga verde ou ressequida. Ambos são símbolos de resistência, fortaleza e esperança. Ninguém sabe quantos milhões de fotos de mandacaru e facheiro já foram espalhados pelo mundo. O facheiro, porém, difere um pouco do mandacaru. Possui os seus braços mais delgados e contínuos, diferente do mandacaru de braços grossos e intercalados. Ambos possuem uma infinidade de espinhos e podem chegar até os dez metros de altura, embora o mais comum seja em torno de cinco e seis metros.

O carpina da zona rural costumava fazer ripa e até mesmo caibro dos braços dos facheiros. O artesão sertanejo usava suas raízes para confeccionar colher de pau que seria vendida nas feiras e em alguns estabelecimentos fixos. Sendo um vegetal nativo, o facheiro é muito respeitado pelo homem rural que em condições normais do tempo o deixa em paz. Todavia, se o tempo aperta o sertanejo com estiagem prolongada, o facheiro é cortado por facões, transformado em fogueira leve quando perde ou amolece seus espinhos. É utilizado, então para alimentar rebanhos caprinos, ovinos e bovinos. Na extrema precisão também tem o seu miolo consumido pelo homem. Varia muito na cor que vai de um verde agradável ao marrom enferrujado, principalmente no período de seca.

Tanto o mandacaru quanto o facheiro têm forma de candelabro. Altos e de braços erguidos parecem sentinelas do Exército brasileiro. É como se fossem o pai espiando do alto todos os outros irmãos ou filhos espinheiros menores. Um raso de caatinga sem mandacaru, sem facheiro, parece perder completamente a graça da paisagem. É assim que estará na praça no mês que vem, um dos meus quatro romances do ciclo do cangaço “DEUSES DE MANDACARU”, que pelo visto acima também poderia ter sido titulado de “Deuses de Facheiros”. Todos os quatro romances e mais um documentário da nossa história estará sendo lançado de uma só vez em um dos dias da Festa de Senhora Santana, se assim o bom Deus nos permitir. Mas aí já é outra história.

FACHEIRO (FOTO: PINTEREST).

  SÃO JOÃO Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2024 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica:3.065     Toda mata tem espinh...

 

SÃO JOÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:3.065

 




 

Toda mata tem espinhos

Toda lagoa tem peixe

Toda velha tem me-deixe

Toda moça tem carinho

 

Quadrinha colhida nos Guerreiros e Reisados alagoanos do passado. Folguedos que também se apresentavam no São João, Natal e nos novenários da região sertaneja. Um brinde para o leitor e entusiasta do nosso folclore.

O Dia de São João, refere-se a João Batista, primo de Jesus e que o batizou no rio Jordão. Filho de Isabel e Zacarias, João Batista tinha mais ou menos a mesma idade de Jesus, recebeu missões importantíssima do alto, chegando a ser exaltado pelo Mestre em dizer que filho de mulher ninguém fora maior do que João Batista. Amadíssimo no Brasil e notadamente no Nordeste brasileiro, tem como um dos seus fortes símbolos, a fogueira que significa luz, a luz de cristo e aquela fogueira que Isabel fez para celebrar a gravidez de Maria. O dia de São João no Nordeste brasileiro é esperado o ano inteiro, sendo nessa região a maior de todas as festas. Celebra as chuvas no semiárido, a esperança, a fartura na agricultura e na pecuária. É São João do carneirinho, abençoando o mundo.  

Em nosso livro O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema, já publicado, um dos boxes, “Memorial Vivo”, está descrito, modéstia à parte, magnificamente o São João dos anos 60, na Rua Antônio Tavares e que representa uma crônica abrangente para todo o nosso semiárido da época. Era a Rua da Cadeia Velha, a Rua dos Artífices, realizando o grande espetáculo do ano com sua fila quase infinita de fogueiras, bombas, diabinhos, rojões, chumbinhos, traques, beijos-de-moça, peido-de-velha, foguetes e balões.  José Urbano era o primeiro a acender a fogueira e Manezinho Chagas, o último a tocar fogo no monte de lenha. Nem vamos falar das comidas e bebidas típicas que continuam as mesmas, porém a fogueira, símbolo maior, encontra-se em extinção com a chegada do asfalto e a nova consciência ecológica.

No local onde moro, no princípio foram construídas 18 casas (uma delas é a minha) receberam o título de Conjunto São João. A Priore, diz assim a Maçonaria: “Louvemos a São João, nosso padroeiro”.

SÃO JOÃO (PINTEREST).

  CARRINHO DE CARNEIRO Clerisvaldo B. Chagas, 21 de junho de 2024 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.063   O carrinho ...

 

CARRINHO DE CARNEIRO

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de junho de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.063

 



O carrinho de carneiro no Sertão de Alagoas, tendo iniciado por algum artesão amoroso, caiu no gosto popular e se expandiu no semiárido. O que era apenas brincadeira curiosa de um artífice, hoje já se mostra até como carros de carneiro profissionais. Muitos carreiros aproveitam as festas de carros de boi de várias cidades sertanejas para exibirem seus carros de carneiro que se apresentam cada vez mais sofisticados. Todos os arreios usados tradicionalmente pelo boi de carro, estão agora sendo usados também pelos carneiros de carro. É a testeira desenhada, é o sininho, é a canga bem ornada, deixando os carneiros com respeito de bicho grande. O carro não é mais tão simples, colocam até cargas como se fossem um castelo e disputam em beleza e criação com os gigantes carros de boi.

A brincadeira inicial de carro de brinquedo, agora virou carro profissional na fazenda de que o possui. Faz os mesmos serviços do carro de boi e já existe o aumento de volume e de peso para essas pobres criaturas carregarem. Assim vimos transporte de capim (figura abaixo) de palma forrageira, de madeira, de produtos da roça... E tudo isso caiu na rotina sertaneja, na normalidade que precisa ser acompanhada por autoridades responsáveis pelo bem-estar dos animais. Não sabemos dizer se existe vara de ferrão, limite de peso e horas trabalhadas com os carneiros, isto é, o que nos parece bonito e mimoso pode estar sendo usado por mãos erradas, embora o dono de carro de carneiro, geralmente seja amoroso com seus animais e grande zelador.

Difícil é você comprar um carrinho de carneiro, porque o dono se apega ao conjunto. Os carneiros que ele treinou desde novinhos quase como borregos, o amor crescente com o tempo e a lida e ainda com a arte do mestre artesão que fez o carrinho. Também não temos hoje uma avaliação de venda nem de um carro de boi e nem de um carrinho de carneiro, com os animais e sem os animais. Você pode apreciá-los melhor nas festas que envolvem carro de boi em Inhapi, Poço das Trincheiras e São José da Tapera, onde os carrinhos desfilam causando admiração e carinho de todos.

Ê Sertão de meu Deus!

CARRINHO DE CARNEIRO (FOTO DE AUTOR NÃO IDENTIFICADO).