segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FERREIRINHA, UM POETA HABILIDOSO



FERREIRINHA, UM POETA HABILIDOSO
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de fevereiro de 2014
Crônica Nº 1137

Poeta, guardião e mateiro Ferreirinha. Foto (Clerisvaldo).
Os galos ainda cantavam nos quintais distantes, o Sol nem havia saído e o céu azul rajado com nuvens cinza anunciava quentura. Em pouco tempo estávamos no leito quase seco do rio Ipanema, eu e Ferreirinha.
Subíamos o rio para o norte pelas areias grossas e pedregulhos. Cícero Ferreira Barbosa apontava para as árvores, para as ervas, dava os nomes de cada e descrevia suas propriedades medicinais. No bornal, um radinho não parava de tocar músicas sertanejas de raiz, mas agora transformadas em melodias religiosas. “Tudo da minha autoria, professor. Minhas gravações estarão prontas por esses dias e vou lançá-las na festa de São Cristóvão”.
Ferreirinha é um homem habilidoso. Cozinha em acampamentos para grande quantidade de pessoas; canta e toca na igreja e em seus movimentos pelos sítios; além de cantor de músicas sertanejas, aboia igual a vaqueiro e compõe para o sagrado. Mas Ferreirinha não é somente isso. É um grande pescador e especialista na flora medicinal do sertão.
O mateiro mostra ervas medicinais. Foto: (Clerisvaldo).
Enquanto catalogávamos as plantas medicinais in loco, ouvíamos as músicas do seu futuro disco. Ferreirinha também aboiava e declamava poesias matutas, inspirado com o verde da Natureza. Cícero Ferreira Barbosa havia anexado mais uma habilidade a sua extensa lista social. Foi convidado e aceitou ser guardião do rio Ipanema, abraçando a causa com o mesmo fervor do seu movimento religioso da Paróquia de São Cristóvão.
Atualmente o poeta faz de tudo um pouco na Associação Guardiões e sua presença tornou-se indispensável nas mínimas e máximas manobras dos amigos ambientalistas.
Ao ingressar nas fileiras da AGRIPA, o mateiro, cozinheiro, compositor, cantor, declamador, pescador, aboiador, conseguiu projetar-se ainda mais pelo território alagoano. Cícero Barbosa é tudo isso, mas acima de tudo, FERREIRINHA UM POETA HABILIDOSO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/02/ferreirinha-um-poeta-habilidoso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário