terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CHEGOU A MALVADA

CHEGOU A MALVADA
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de dezembro de 2016
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.606
ILUSTRAÇÃO: (G1globo.com).
Em nosso sertão é costume se dizer que “quando o diabo não vem, manda o secretário”. E nesse caso é a irmã dele, a secretária chamada “SECA”, assustadora como Dinossauro e peituda igual ao Hulk.
As autoridades estão alertando para um período de seca braba (elas têm a classificação das secas) que já teve início. O inverno de 2016 em Alagoas choveu apenas 40% da média esperada e esse verão promete grave seca nos próximos meses. Isso quer dizer que a travessia até o inverno – que terá início em abril – vai pertencer somente ao gavião-acauã. Os efeitos da malvada já vêm atingindo com mais rigor o Alto Sertão, o Sertão do São Francisco, partes do Agreste e Zona da Mata. E se isso ainda é pouco, estar fazendo medo uma seca abrangente para 86% do estado e considerada alarmante.
Mais de 70% dos municípios já estão vivendo uma situação grave ou excepcional. E diante das questões analisadas, a próxima estação chuvosa poderá ser mais regular, todavia, com déficit hídrico muito elevado, o inverno de 2017 não será a solução. Até mesmo na Zona da Mata, municípios como União dos Palmares e Mar Vermelho sofrem com o problema. Em União, um dos dois rios perenes mais importantes de Alagoas (exceto o São Francisco) o Mundaú, está praticamente seco. No Agreste, Palmeira dos Índios tem abastecimento d’água difícil.

(...) Acauã
Teu canto é penoso e faz medo
Te cala acauã
Que é pra chuva voltar cedo
Que é pra chuva volta cedo.

Toda noite no sertão
Canta o joão corta-pau
A coruja, mãe-da-lua
A peitica e o bacurau
Na alegria do inverno
Canta sapo, jia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve o acauã
Só se ouve o acuã (...).
(Zé Dantas – Luiz Gonzaga).

Sem água não existe lavoura nem pasto, deixando, principalmente, o homem do campo em quase desespero. As plantas querem água, os rebanhos água e comida. Caminhões-pipas salvam gente, mas não o total do criatório que precisa de muita comida entre pasto e ração. Ninguém aguenta a despesa com os animais que vão definhando e deixando uma trilha de cangaços pelos caminhos, malhadas e estradões.
Quando chega um inverno regular após o pranto, o camponês recomeça do zero, combalido, doente, espiando esperançoso a floração dos mandacarus.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/12/chegou-malvada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário