quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ESTAÇÃO DA LUZ

          ESTAÇÃO DA LUZ
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de setembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.741
ESTAÇÃO DA LUZ. (DIVULGAÇÃO)

Nelson Gonçalves canta o tango de Herivelton Martins e Davi Nasser:

       “Estação da Luz, depois da meia-noite
Uma tragédia em cada rosto refletida,
Dois estranhos que se afastam, a chuva cai
No silêncio da cidade adormecida”.


O tango bate bem dentro da alma da gente. Que saudade danada, que nostalgia imensa da Estação da Luz na São Paulo que eu não conheci.
É o nome de uma estação de trem da cidade de São Paulo. Ocupa um espaço de 7.500 metros quadrados no antigo Bairro Jardim da Luz. Foi projetada pelo Barão de Mauá para suceder a primeira estação datada de 1867. Sua edificação ocorreu entre os anos 1895 e 1901 com matéria-prima vinda da Inglaterra e com supervisão do engenheiro James Ford. Sua incumbência era abrigar a nova Companhia São Paulo Raiway, natural da Bretanha.  A linha que atravessava a Estação da Luz fazia o trajeto Jundiaí (interior) ao Porto de Santos (litoral) num serviço de importação de tudo que São Paulo precisava e de exportação do nosso principal produto, à época, o café.
O seu relógio era uma grande referência na magnífica construção servindo para ajustar os relógios dos transeuntes. Nada mais deslumbrante do que a Estação da Luz. Em 1946, foi vítima de um incêndio que quase a destruiu, mas foi restaurada, inclusive, nesse período teve início à decadência das ferrovias no Brasil. Hoje faz parte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo. Sua importância arquitetônica levou ao tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico – Condephaat – em 1982. Passou por várias restaurações e foi anexada ao Museu da Língua Portuguesa, fundado em 2006.
E a nossa imensa curiosidade que pouco se explica é a origem do nome Estação da Luz. O nome vem de Nossa Senhora da Luz, um dos títulos da Virgem Maria, venerada pelos fundadores do bairro.
“Antigamente um ponto de referência do dia a dia da cidade, um ponto histórico de grande importância, hoje a Estação da Luz tem a oportunidade de resgatar seu lugar como ícone urbano, junto à Pinacoteca do Estado e ao próprio Museu da Língua Portuguesa”.

Foi imortalizada na música pela voz de Nelson Gonçalves. Pesquise a letra completa e a interpretação do cantor. É DE ARREPIAR!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/09/estacao-da-luz_20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário