quinta-feira, 24 de março de 2022

 

AGUARDANDO PELOS PÁSSAROS

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.679


 

Tive que deixar outros afazeres e correr para à novidade. Cedo ainda no domingo passado quando o bando de espanta-boiadas passou em alarido, dessa vez foi diferente. O bando não apenas passou. Voltou rápido por algumas vezes repetindo a algazarra nos céus. Oque eles estariam tentando dizer? Era uma festa e tanta. Acostumado com os sinais do Sertão, na flora, na fauna, nos astros... Notava a mensagem de intensa alegria dos também chamados quero-quero. Resolvi aguardar para saber da notícia boa anunciada, ou para mim ou para todos. E o certo, amigo, é que todo o alarido dessas aves, era o anúncio do início do outono naquele mesmo dia.

Já na quarta-feira à tarde, após excelentes pés d’água – três ou quatro com pequenos intervalos – e com direito à trovões, o bando passou novamente no alarido normal de saudação à chuva. Lembro-me então da frase do Gonzagão: “Deus é bom, o homem é mau!”. Depois do grosso, veio uma chuvadinha que durou à tarde inteira, a   temperatura dos 36, 37 caiu para 27 graus centígrados e o tempo deu ares de inverno com todas as características. Como os climas do mundo estão se transformando, difícil uma resposta da Natureza sobre regiões específicas do globo. Será que teremos um período chuvoso antecipado? Dizia o padre Cícero Romão Batista: “Choveu, plantou”. Embora aqui no Sertão estejamos comendo feijão verde em pleno mês de março, o produto é oriundo de regiões outras de irrigação. Geralmente o feijão-de-corda vai antecipando o inverno, matando a fome e revolucionando a carestia das feiras interioranas.

Ensolarado foi o dia da quinta-feira seguinte, parecendo nada ter acontecido. Apenas uma Natureza calma agradecida pela chuvarada da quarta. E com tanta coisa acontecendo também tive uma boa no campo literário. Os pássaros estavam certos. Vamos continuar torcendo para que tenhamos um ano de fartura no campo e que esta fartura reflita na cidade, como sempre. Por enquanto vemos o caminhão-pipa encostado. Perde o dono de ganhar dinheiro, mas ganha o povo com as bênçãos do céu. Vamos continuar aguardando os desígnios de Deus e a volta alegre e contagiante dos pássaros que ornamentam o mundo.

NATUREZA VERDE EM TORNO DE SANTANA DO IPANEMA (FOTO: B. CHAGAS).

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/03/aguardandopelos-passaros-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário