MORENO E DURVINHA Clerisvaldo B. Chagas, 22 de janeiro de 2012          Para quem aprecia histórias de cangaceiros, por certo ficou de q...

MORENO E DURVINHA

MORENO E DURVINHA
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de janeiro de 2012

         Para quem aprecia histórias de cangaceiros, por certo ficou de queixo caído quando nos últimos anos os pesquisadores descobriram Aristeia. É que no arrastão das pesquisas, puxaram na rede do casal Moreno e Durvinha que passou a ser simpático ao público pela idade avançada e lucidez. A cangaceira alagoana Aristeia, antes, forçada pelas circunstâncias, deixou Capiá da Igrejinha, entrou com alguns familiares no grupo do cangaceiro Moreno, passando a atuar quase somente no sertão de Alagoas. Para quem não sabe, Moreno (não confundir com outro cangaceiro chamado Mané Moreno, considerado o mais mole do bando) tinha vontade de ingressar na polícia, mas foi mais de uma vez rejeitado em outros estados por ser baixo e franzino. Com sua frustração às costas, José Antonio Souto, deixou o seu Pernambuco e veio para Santana do Ipanema, Alagoas, onde começou a trabalhar de barbeiro na cidade e, no campo, de agricultor. Na roça, recebeu uma visita do célebre cangaceiro do estado maior, Virgínio, cunhado de Virgolino, que pedia duzentos mil reis ao patrão de José Antonio, através de carta. Aconselhado por José Antonio, o proprietário deu o dinheiro aos bandidos. Souto foi convidado para acompanhar o bando e, frustrado no lado policial, aceitou convite e entrou no cangaço pelo subgrupo de Virgínio.
          Virgínio tinha como companheira a baiana Durvalina Gomes de Sá, conhecida como Durvinha. Logo que Moreno ingressou no cangaço, dois ou três dias depois, Virgínio trouxe um “presente” para ele. Era um prisioneiro. Compreendendo que aquele era seu teste, Moreno sentiu que morreria se falhasse e assim matou o preso para satisfação do subgrupo. Virgínio pediu para que todos os outros cangaceiros o chamassem de Moreno. Logo, logo, também surgiu a oportunidade de um tiroteio onde Moreno se sobressaiu. Passou a ser de confiança. Com pouco tempo Virgínio foi emboscado e morto em Pernambuco assim que saiu de Alagoas, onde acabara de praticar um crime na região de Água Branca. Havia uma lei no cangaço que ao ficar viúva, a ex-companheira teria que escolher dentro do bando um novo parceiro. Jamais poderia ir embora. Foi assim que Durvinha passou a pertencer pelo resto da vida a Moreno. Pelo resto da vida, porque o casal sobrevivera a Angicos e abandonara o cangaço fugindo pelas caatingas até atingir Minas Gerais, onde viveu disfarçado até à velhice.
         Moreno e Durvinha foram os penúltimos cangaceiros, perdendo somente por questões de dias, de Corisco e Dadá, os últimos. Durvinha faleceu primeiro, depois Moreno, após ganharem notoriedade na televisão, Internet e no mundo dos pesquisadores do cangaço. Foi com Moreno e Durvinha que a outra cangaceira Aristeia viu morrer seu companheiro nas caatingas de Alagoas. Entregue a polícia, Aristeia depois foi solta graças a pessoas influentes como Pedro Gaia, prefeito de Santana e Pedro Agra, comerciante na mesma cidade. Aristeia achava Durvalina, sua amiga, a mulher mais bonita do bando. É fácil hoje encontrar a história de Aristeia, MORENO E DURVINHA.  

  










CUMBUCA Clerisvaldo B. Chagas, 20 de janeiro de 2012   Andando na caatinga, caçando nas capoeiras, feriando no povoado Pedrão (pé) íamos a...

CUMBUCA

CUMBUCA
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de janeiro de 2012

 Andando na caatinga, caçando nas capoeiras, feriando no povoado Pedrão (pé) íamos aprendendo e vivenciando usos e costumes que marcavam a vida. Descobríamos o singelo, o prático, a beleza lírica da ingenuidade louçã. No mundo rural aprendemos a descascar laranja, tangerina, com a unha, dispensando faca; a fazer flauta de talo de abobreira; a provar melão-de-são-caetano, emaranhado nas cercas; a colher bucha natural de lavar pratos no arame das estacas; a fazer farinha, distinguindo mandioca de macaxeira; a pinicar palma; a escovar os dentes com rapa de juá; a distinguir aió, bornal, coxim; montar cavalo em osso; assoviar e ser feliz. Para se capturar pequenos animais, é escolhida uma trilha movimentada pelos roedores. Um retângulo com certa profundidade é cavado no solo, cujo buraco é tampado com talas em forma de gangorra, cobertas de folhas. Arataca, Fosso perfeito para quedas de preás e mocós desconfiados. Por sua vez, a arapuca é uma pirâmide de talas, levantada e escorada em um lado por um gatilho sensível. Serve tanto para pequenos roedores quanto para aves e pássaros. O laço feito de fio de rabo de cavalo, é colocado diretamente na borda do ninho do pássaro, para capturá-lo vivo.
           E nesse meio interessante ainda existe a velha e conhecida cumbuca, forma de armadilha para capturar macacos. Consiste o objeto em uma cabaça previamente limpa por dentro, com um orifício de certo diâmetro, onde caiba a mão fechada de um símio. A isca consiste em uma banana. O macaco, curioso por natureza, encontra a cumbuca, examina tudo, inclusive o interior e tenta retirá-la. A mão fechada com a fruta não pode ser retirada, mas o macaco esquece de largar a isca. A cabaça presa por algum liame captura o animal, quando o caçador vem apanhar a sua presa. Os macacos mais experientes não cometem o erro da tentação. Daí o ditado sertanejo que diz: “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.
          Somos metidos a superiores e os macacos nos imitam. Porém, quase sempre estamos imitando os macacos. Passamos nossas vidas inteiras metendo mãos em cumbucas, muitas delas tão apertadas que dificilmente nos safamos. Elas estão armadas em todos os galhos da árvore da existência: no trabalho, na ambição, no sexo, no poder, no dinheiro e na vaidade que nos escravizam. Quando paramos para uma reflexão, por mais simples que seja, sentimos a maciez da isca, seu aroma escravista, seu diâmetro estrangulador. Sabemos a saída que liberta, robustece e glorifica, dificílimo é largar a banana como macacos novos deslumbrados com ilusão. Vamos juntos, leitor amigo, tentar desprezar a isca dourada, abrir a mão presa e deslizá-la para fora da CUMBUCA.




CASCO DO BOI Clerisvaldo B. Chagas, 19 de janeiro de 2012 Crônica nº 700                    Houve uma época na minha adolescência, em que o...

CASCO DO BOI

CASCO DO BOI
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de janeiro de 2012
Crônica nº 700
        
          Houve uma época na minha adolescência, em que o município de Santana entrou na moda de corrida de cavalo. Improvisavam-se os mais diferentes espaços públicos na cidade e no campo para as movimentações paralelas: disparadas de animais por um lado, desfiles de maços de cédulas por outro. Interessante às apresentações das mais diferentes raças e origens dos quadrúpedes. Cavalos gordos, magros, bonitos, feiosos, cheios, esqueléticos de variadas cores e tonalidades, desfilavam sem pejo dos seus donos, antes das corridas, como verdadeiros campeões. Essa moda parece-me, foi encerrada no plano do lugar Barroso, onde está situado hoje o cemitério São José. A multidão, sem proteção alguma, aguardava o embate ao longo da pista, quando um dos cavalos bateu e matou o cidadão chamado Jacinto Vilela. O santanense perdeu o gosto pelo esporte sem estrutura. Tempos depois foram as brigas de touros ocorridas nas fazendas que deslocavam a populaça para o novo e perigoso lazer dos nossos finais de semana. Mais dinheiro circulando na rudeza pesadas da força bruta.
          Quando ambas as modas acima foram embora, chegou o novel gosto pela vaquejada urbana, transformada em corrida de mourão, mas com nome “vaquejada” mesmo, como se os lances de habilidades campesinas, acontecessem à semelhança das mangas e fazendas das caatingas. Apesar do gosto rural e urbano do povo que habita essa cidade, Santana nunca conseguiu “amarrar” um calendário desse esporte no município. Os acontecimentos são esporádicos, espaçosos, em variados lugares. Ocorre ao contrário em municípios vizinhos que asseguram esses eventos regularmente, tendo com exemplos, Dois Riachos, Olho d’Água das Flores, Cacimbinhas e Major Isidoro. É bom saber que o miolo das festas, envolvem negócios como gado diversos, cavalos, artesanato, queijos, leite, manteiga, iogurte e máquinas agrícolas. Claro que a vaquejada é uma festa bruta, onde não pode faltar cerveja e cachaça e, quase sempre armas brancas escondidas sob couros e tecidos. Os prêmios estão ficando cada vez mais valorizados, onde vaqueiros conseguem a proeza de viver ganhando automóveis nos circuitos nordestinos.
          No auge da vaquejada em Santana, o conhecido médico filho da terra, Dr. Dalmário Gaia, investiu em terreno no Bairro Camoxinga, com essa finalidade. Passada a euforia, o excelente terreno foi loteado e deu origem a inúmeras ruas e avenidas com suas casas de luxo. Recentemente todo esse trecho foi pavimentado, dando aspecto mais nobre à região. A juventude talvez não saiba que as imediações da casa de comércio José Balbino, Centro Bíblico, Creche, Ginásio de Esporte, vieram de fato da vaquejada, do verdadeiro ritmo idolatrado do CASCO DO BOI.