terça-feira, 26 de julho de 2016

OS ARTISTAS DA NATURA

OS ARTISTAS DA NATURA
Clerisvaldo B. Chagas, 26 de julho de 2016
Crônica 1.551

TRABALHO DE RONINHO. Foto: (minutosertão).
Nós que gostamos de andar pelos matos, rios, serras, vales, colinas, trilhas de bode... Sempre estamos a descortinar. Carregamos dentro de nós a alegria das descobertas e um sentimento de frustração. Frustração essa da impossibilidade de trazer a presença viva do mundo em nossos passos. Além do ar puro e do perfume da mata, enormes ou mínimas formações encantam a alma naturalista. Chega, então, a lembrança de outros tantos artistas: os que escrevem sobre a natureza, os artesãos, os pintores, poetas e mais.
Ali a nossa frente está uma árvore morta. Um dos galhos tem forma de animal e é logo percebido pelo artesão que vai extraí-lo e aperfeiçoá-lo. Adiante, um bloco de pedra mostra semelhança a um  boi. O desenhista deixa com seu pincel mágico, a figura exata do ruminante naquele lugar. Os próximos caminhantes terão uma surpresa enorme quando se depararem com o boi de pedra. Enquanto isso, compradores e apreciadores do belo estão admirando nas feiras específicas o animal de madeira.
Precisando de uma imagem rural, saímos a navegar pela Internet. Após conferir tantas e tantas ilustrações procuradas, fomos nos agradar de apena uma. Era tão bonita, tão perfeita que nos surpreendeu. Estávamos diante de um quadro a óleo pintado sobre tela. Como é que essas pessoas, homens ou mulheres, conseguem tanta perfeição numa obra terrena? Quantos olhares passam, todavia, sobre a peça e não se detêm!
Alagoas tem mais artesãos do que repentistas na Paraíba. Isso é apenas um modo de dizer, mas a quantidade de gente boa no que faz atesta o que afirmamos. Eles estão em todas as regiões do estado, mas seria uma injustiça citar apenas os que conhecemos. E diante de tantos problemas que nos cercam os artista e seus maravilhosos talentos, nos conduzem em cadeirinha de algodão. Oásis na dureza da vida!




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/07/os-artistas-da-natura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário