terça-feira, 26 de janeiro de 2021

 

AGUARDANDO TROVOADAS

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de janeiro de 2021

Escritor Símbolo de Sertão Alagoano

Crônica: 2.459



 

 Quem conhece os sertões nordestinos, também conhece as agruras das longas estiagens e, consequentemente, os barreiros, açudes ou barragens da região. Os barreiros são depósitos d’água escavados no solo em lugares que possam receber o fluxo das enxurradas. Eles podem ser pequenos, médios ou grandes, quase sempre de forma arredondada. Os barreiros, muitas e muitas vezes menores do que as barragens ou açudes, são as formas mais grosseiras, baratas e simples de acumular água nas propriedades sertanejas. Antes, o barreiro era feito manualmente em forma de mutirão. Na época de limpeza, isso também era realizado manualmente usando-se o couro de boi esticado para jogar a lama fora. Hoje, usa-se o trator para cavar o barreiro e para a limpeza periódica.

Alimentado pela terra nua, os barreiros recebem água da chuva diretamente e por meios das enxurradas nos terrenos inclinados, ocasião em que essas enxurradas trazem com elas muita sujeira e terra na lixiviação do relevo. O barreiro enche, todavia, fica assoreado, recebendo cada vez menos água em cada chuvarada. Daí a necessidade periódica do que se chama por aqui de limpeza. Retirada toda a areia, lama, e sujeiras outras, volta o depósito a receber e acumular quantidade maior de água que vai ajudar a varar a estiagem até a volta do período chuvoso. O pequeno agricultor não consegue sozinho fazer essa limpeza, pois não pode pagar os custos do procedimento. Daí entrar a prefeitura através de algumas secretarias nas ações gratuitas assistindo à Agricultura Familiar.

Tudo isso tem que ser feito no período certo, isto é, antes da chegada das trovoadas, chuvas fortes e benfazejas dos sertões. É assim que estar procedendo a prefeitura de Santana do Ipanema, limpando os barreiros do pequeno agricultor, enquanto no céu, arrodeia e ameaça as trovoadas de janeiro. Dia o ditado popular: “Trovoada de janeiro tarda, mas não falta”. Também é época de reparar os telhados. No sertão, reparar é olhar, prestar atenção, mas o reparar do texto é conserto mesmo nas telhas que se afastam nas caçadas dos gatos.

Faz muito bem a espiada eficiente da prefeitura para o social do campo. É de lá que vem a alimentação dando fartura à nossa mesa e dispensa com produtos agrícolas de boa qualidade.

Viva a Agricultura Familiar!

(FOTO CRÉDITO: JEAN SOUZA/SERTÃO NA HORA).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/01/aguardando-trovoadas-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário