SÃO SEBASTIÃO Clerisvaldo B. Chagas, 21 de janeiro de 2026 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3348   A igrejinha de Sã...

 

SÃO SEBASTIÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de janeiro de 2026

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3348

 



A igrejinha de São Gonçalo, em Maceió, fica no Mirante de São Gonçalo e é histórica. Seu atrativo é a sua própria solidão, indiferente às pessoas que passam por ali e não a conhecem. Quase sempre estar fechada. Assim é a igrejinha de São Sebastião, em Santana do Ipanema e que quase sempre se encontra também de portas cerradas. Mas, esta não fica em área afastada, estar localizada em pleno comércio santanense e quase com a mesma indiferença dos transeuntes. Já falamos inúmeras vezes sobre a igrejinha de São Sebastião porque ela é a história e uma das relíquias de Santana. depois de longo período sem passarmos por ali, no deparamos ontem à tardinha com as portas abertas. Como foi uma surpresa a novidade, nós nos apressamos para bater uma foto do cenário, pegando parcialmente a praça defronte.

Céu cinzento diferente, esquisito, como se tivesse havido longe uma grade queimada. Devido a hora da tardinha a foto talvez não tivesse ficado ideal, mas quanta história tem embutida na fotografia! Não tem como olharmos para a igreja de São Sebastião e não lembrarmos dos Domingos de Ramos, quando sempre ali era realizada parte das solenidades. Igrejinha no Centro Comercial da cidade, construída por volta do ano 1915, pertencente à família Rocha, do coronel Manoel Rodrigues da Rocha. Igrejinha que ainda causou problema com descendente daquela família que a queria tomá-la da paróquia.

E o Beco São Sebastião ao lado da igrejinha, liga o Comércio a Rua mais abaixo, Prof. Enéas. Com acentuado declive, e continua irregular, desta rua ao rio Ipanema. Sempre foi o lugar de soltar foguetes no novenário de Senhora Santana. O beco abrigou o último dos grandes alfaiates de Santana do Ipanema, Gilson Saraiva, que talvez ainda tenha ali a sua alfaiataria. Mesmo sendo ladeada pelo beco, a igrejinha de São Sebastião sempre foi respeitada até os presentes dias.

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO, AMARELA E AO FUNDO (FOTO: B. CHAGAS).

 

 



Nenhum comentário: