domingo, 1 de setembro de 2013

IPANEMA RECEBE OS GUARDIÕES



IPANEMA RECEBE OS GUARDIÕES
Clerisvaldo B. Chagas, 1º/2 de setembro de 2013.
Crônica Nº 1079
AGRIPA EM REUNIÃO ORDINÁRIA DE 30.08.2013.

O Sol nem havia saído ainda. A neblina dominava os montes que circundam Santana sob ameaça de mais um dia frio e chuvoso, mas os “Guardiões do Rio Ipanema” já estavam apostos para mais uma apurada investigação pelo rio que pede socorro. Como o Ipanema trecho urbano havia sido dividido em seis subtrechos, a saber: Poço Grande/Ponte da Barragem; Ponte da Barragem/Poço das Mulheres; Poço das Mulheres/Poço dos Homens; Poço dos Homens/Passagem Molhada; Passagem Molhada/Poço do Escondidinho; Poço do Escondidinho/Cachoeiras, máquinas fotográficas, cadernetas de anotações e muita coragem acompanharam os Guardiões. Como o primeiro trecho já havia  sido percorrido, os Guardiões desceram o rio iniciando pela ponte da Barragem e foram até as Cachoeiras. Muitos obstáculos tiveram que ser vencidos como pedras lisas, lamaçal, águas fétidas, cercas de arame, urtigas, falta de trilhas e outros que não desanimavam aos que se propuseram ao enfrentamento. A incursão só terminou nas Cachoeiras, quando os componentes retornaram pela rua do Bebedouro, passando pela foz do riacho Do Bode, divisória natural do perímetro urbano por ali. A investigação foi encerrada na casa da Guardiã, Dona Joaninha, onde aconteceu agradabilíssimo momento de lazer.
Guardiões Ferreirinha, Marcello, Sérgio, Clerisvaldo, vadeiam o rio Ipanema nas Cachoeiras, em foto de Manoel Messias.
Assim a AGRIPA já possui relatórios e provas do que está acontecendo nos seis subtrechos do rio Ipanema. Agora estão previstas novas incursões pelos afluentes: riacho Camoxinga, Salgadinho, Salobinho e Bode para fechar a fase de pesquisa, organizar os arquivos e partir para a etapa de ouvir as comunidades, associações e escolas das proximidades do rio Ipanema e os tributários acima. Enquanto isso, os dados coletados até agora permanecerão em segredo até que na hora certa, todos os representantes da sociedade organizada serão convidados para a realidade do rio Ipanema e seus afluentes. A partir daí, então, medidas concretas deverão ser adotadas pelas autoridades, segundo se supõe.
Sexta-feira passada (a incursão foi no sábado) houve mais uma reunião ordinária da AGRIPA, em sua sede provisória, Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, Bairro São José. Profícua sessão quando várias propostas foram discutidas, votadas e aprovadas, muitos informes, tempo de estudo, palavra à bem da AGRIPA e compromisso com a entidade. Os Guardiões continuam firmes na sua fase organizacional e investigativa.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/09/ipanema-recebe-os-guardioes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário